Queridos, na terça eu não consegui postar. Pedi desculpas no facebook do Scho Schee Viva Viena! e acho justo pedir aqui também. Schatz e eu chegamos de viagem na madrugada de terça, o que tornou impossível postar sobre a viagem no blog. Eu tive duzentas coisas para fazer e estava beeem cansada. Bom, desculpas aceitas (tomara!), é hora de acabar com o mistério: nós fomos para a Eslovênia! Na verdade, combinamos com uns amigos de nos encontramos na Croácia, sábado, dia 18 – mais conhecido como “meu niver” -, mas Schatz e eu decidimos viajar antes para conhecer a Eslovênia. Pegamos um hotel na cidade mais próxima de Umag – cidade na Croácia onde encontraríamos nossos amigos. Antes de começar, olha que engraçado: ao comentar sobre a viagem com meus pais, eles me contaram que a Glória Maria tinha feito uma matéria em uma cidade maravilhosa e se fosse perto da que iríamos ficar, valeria a pena dar uma esticadinha porque o lugar era lindo demais. Fui pesquisar e Glorinha tinha ido para uma cidade que abriga a única ilha natural do país e é considerada a ilha mais bonita do mundo! Continuei lendo a reportagem (eu leio primeiro e depois vejo o vídeo) sem pretensão nenhuma e adivinhem? Era a mesma cidade! Que doce coincidência, não?Schatz e eu passamos dias adoráveis em Bled. Ah, quem quiser ver a matéria e vídeo da Glória Maria, clique aqui!

stmartin

A Igreja da foto acima se chama “St. Martin”. Nós passamos algumas horas lá dentro. Ficamos fascinados! Ela é bem diferente das que havíamos conhecido:

lustrestmartin

stmartindentro

Estas pinturas na parede (próxima foto) contam a história do dia em que Jesus foi crucificado. A sequência começa na parede esquerda de quem está olhando pro altar e continua até a do lado direito:

stmartinparede

Também ao lado esquerdo de quem está olhando pro altar, estão placas como estas:

amem

Cada plaquinha tem um trecho da oração “Pai Nosso” e dá volta na Igreja inteira! Em cima de cada plaquinha tem uma imagem ilustrando o trecho descrito. Muito diferente, né?Quando chegamos, fomos direto para o hotel, deixamos a nossa bagagem e seguimos para conhecer a ilha. Infelizmente, o dia estava chuvoso e nublado. A notícia boa é que no dia seguinte o sol resolveu aparecer e embelezar as fotos:

banquinho

castelo (2)

casteloestmartin

ilhaecasinha

lago

lago2

lagoecisne

pletna

pletna2

pletnaeilha

No próximo post falarei sobre o castelo no topo da montanha (maravilhoso!) e da ilha! Ah, só tem um jeito de chegar até a ilha: com esse barquinho chamado pletna. Demora uns 20/25 minutos cada trecho (é um cara remando, né, minha gente?! Se for pensar certinho, até que ele faz rápido o trajeto).

Tenho que dividir em duas partes, queridos. Senão vou falar demais e vocês sabem que eu não sou disso. hahaha

Quer ler a segunda parte da viagem para Bled?http://vivaviena.com.br/restaurantes/restaurantesmundo/eslovenia-bled-parte-ii/

Beijos!!


 

Onde nos hospedamos?

House Klasika – uma espécie de Gasthaus. Isso significa que está mais para uma casa do que para um hotel. Simples e bacana! Quarto bem limpinho, café da manhã básico, mas gostoso com uns quatro tipos de queijo, presunto e pães, geléias, omelete… Não é café da manhã como estamos acostumados nos hoteis brasileiros, mas é bom. Veja a House Klasika aqui (Booking.com)!
Site

UPDATE: Na segunda vez que fomos (junho/2014), ficamos no Penzion Berc. A diária custa uns 10, 20 euros (por quarto) a mais do que a House Klasika e é mil vezes melhor! O dono é super simpático e é ele quem prepara grande parte do que é servido no delicioso café da manhã. Site