Sim, alemão bebe toda hora. Estou apenas impressionada com a água que os alemães cismam em chamar de cerveja. Entenda no seguinte sentido: eles bebem como se fosse água (não fiz essa comparação querendo dizer que a cerveja daqui é fraca – até porque a mais leve tem quase 5% de álcool. Fraca sou eu que não consigo acompanhar meu amigo-chefe). Veja só: a loja abre às 9 da manhã (obrigada, Senhor!) e saio de casa às 8 porque sempre vou e volto com meu amigo. Antes de explicar a “água que eles chamam de cerveja”, tenho que contar um pouco do meu primeiro dia de trabalho: entro no carro e ele me pergunta se tomei café da manhã. Respondo que sim. Pergunto se ele já tomou e ele responde que nunca toma e só de pensar em comer algo logo cedo, ele sente enjoo. Tudo bem, cada um com o seu costume, né? Eu não consigo comer nada se for, sei lá, 4 da manhã para pegar estrada, mas às 7 horas eu já consigo comer tranquilamente. Bom, o importante é que nessas duas semanas de trabalho fui acompanhando a rotina dele. Ele não come nada até umas 10 da manhã, horário que geralmente ele come um pão com patê de fígado (glumpty!), às vezes um queijo e por aí vai. Esses lanchinhos pequenos com pão e algumas coisinhas se chama Brotzeit. E para beber? Água Cerveja! Como qualquer brasileiro, já achei meio estranho. Afinal, ele é dono de uma loja, está no início do expediente e já está tomando cerveja. Ok. Deu meio dia! Horário da loja fechar para o almoço. Sempre vamos para uma cervejaria encontrar alguns amigos dele. Adivinhem? Mais uma cerveja para o papo. Também pego uma para fazer social (sempre a desculpa de fazer social!) e todos os amigos também são donos de lojas, o que me faz crer que é uma coisa normal beber até em dia de trabalho. Depois eles pedem mais uma cerveja. Eu pedi coca-cola e fiquei só pensando quando pediríamos o almoço. Eis que chega a minha surpresa: pagamos a conta e fomos embora da cervejaria! Lá é só um ponto de encontro para uma cervejinha para, digamos, abrir o apetite. Dá para acreditar? Fomos almoçar em um outro restaurante e lá, mais um quarto de vinho para ele e mais uma coca para mim. Vocês estão achando que ele mal consegue ficar em pé, né? Engano teu. Meu chefe está mais sóbrio do que eu que fiquei só na coca-cola! Ô povinho bem treinado com bebidas alcóolicas! Mencionei que no final os restaurantes dão uma cachaça para cada pessoa para ajudar na digestão?

Agora vocês entendem quando eu falei no início do post que alemão acha que cerveja é água? No dia seguinte eu não aguentava ver cerveja e quando fomos para a cervejaria, falei que não beberia nada. Ele me olhou de um jeito tão indignado (não bravo, mas como se não tivesse acreditando, como se fosse falta de educação) que eu tive que pedir uma coca-cola. Gente, eu não consigo beber todos os dias e muito menos que nem alemão. O copo pequeno aqui é de 300 ml e o copo normal é de 500 ml! O que significa que em uma sentada, alemão bebe 1L de cerveja! Pode pegar o teu queixo que está no chão. Eu aguardo. Ah, e um dia que eu pedi uma cerveja pequena (300ml) e só escuto o garçom falando: “uma cerveja de criança para a dama ali!” Poxa, olha o bullying contra a brasileira!

Posso fazer só uma observaçãozinha? Me sinto uma falsa-brasileira: minhas havaianas arrebentaram e estou sem! – fim da observação.

Minha vida está difícil, né, gente? Ah, e só volto para a loja às 14h. Oficialmente, fico até às 18, mas como volto com eles, sempre chego em casa umas 19h e ainda tenho que preparar o jantar com o Schatz, assistir a um bom filme e contar sobre essas coisas pro maridão! Por isso estou meio fora do blog, mas já estou me organizando para voltar com os posts nos dias previstos!

Beijos e bom final de semana!