Estacionamento em qualquer lugar hoje em dia é uma arte, né? Em Brasília está quase impossível, no RJ então… O sorrisinho do Mahatma Gandhi iria pro espaço, aposto. Na Alemanha não é muito diferente e só não é pior porque o transporte público alcança qualquer lugar, então é difícil alguém ser obrigado a sair com o carro para chegar no destino desejado.

Você está viajando, alugou um carro e quer visitar um ponto turístico na Alemanha. Para ficar mais bacana ainda a tua viagem, um conselho: saiu do carro? Já olhe a tua volta procurando uma maquininha para pagar seu ticket. É obrigatório e todo estacionamento tem! Nem sempre é chamativo não, viu, gente? Mas pode procurar, que tem. Geralmente é um P (azul) clique aqui! mas, como eu disse, também existem alguns mais discretos, como este aqui!

Depois que você fizer o pagamento (será feito pelo tempo que você pretende ficar no local e em alguns lugares tem tempo máximo que o carro pode ficar estacionado. Ah, só aceita moedas “baixas” – de 1 euro, 2 euros ou menores e não aceitam nota – eu, pelo menos, nunca vi), você receberá um papelzinho que tem que ficar em cima do painel interno do carro. Sim, você se desloca até a máquina para comprar o ticket e ainda tem que voltar até onde você estacionou o carro só para deixar o ticket em cima do painel. Vai demorar mais do que você esperava? Das duas uma: ou você tem que voltar para comprar um novo ticket ou você receberá multa. E tem fiscalização sempre! Não se esqueçam que os minutos contam! Se você pagou por 20 minutos, quando o relógio mostrar 21, você poderá sim ser multado.

Nos lugares em que tem quantidade máxima de horas permitidas pra deixar o carro estacionado, o policial pode anotar o ângulo da válvula do pneu do carro para saber se o motorista saiu do lugar ou se só comprou outro ticket de estacionamento. Doidera, né? Porque, por exemplo, se está na placa que a pessoa só pode deixar o carro lá por no máximo 15 minutos, significa que depois de 15 minutos, você deverá entrar no carro, sair e tentar a sorte de encontrar a mesma ou outra vaga. Olha que loucura: se nos 15 minutos você entrar no carro, der a volta no quarteirão, voltar e sua vaga ainda estiver lá desocupada, você pode estacionar novamente sem problemas, mas é obrigado a sair e dar chance para outra pessoa pegar sua vaga. É proibido você simplesmente comprar um novo ticket. A compra do segundo ticket não te dá direito de ficar mais 15 minutos! Por isso os policiais podem anotar o ângulo da válvula do pneu: se o ângulo mudou, provavelmente você saiu com o carro. Se não mudou, é porque você só comprou o ticket. Importante: esta regra de ter que sair da vaga para dar chance para outra pessoa estacionar é em estacionamentos onde determinam a quantidade máxima de minutos para estacionar. Este tipo de estacionamento não é o mais comum! Nos comuns, você pode sim comprar um novo ticket sem ter que dar uma voltinha.

Outra coisa bacana é estacionamento de lugares de compra (shopping, algumas áreas da cidade, etc): na entrada tem setinhas apontando em qual setor tem vaga livre e, como se não bastasse essa forcinha incial, cada vaga tem uma luz verde (quando está livre) ou vermelha (quando está ocupada), então na entrada do setor você sabe se tem vaga mais pra frente ou se você tem que estacionar logo. As luzes ficam bem visíveis.

Isso eu já acho bem bacana! Bom, agora que vocês já estão craques em estacionamento na Alemanha, é só curtir a viagem! 🙂

Beijos, queridos!