Eu já escutei falarem muito sobre esta pizzaria. Por sempre ouvir tantos elogios, coloquei na cabeça que a próxima vez que Schatz e eu tivéssemos vontade de comer pizza, seria lá o lugar escolhido. Este dia chegou!

O pizzaiolo é italiano mesmo, de Napoli. Gente, eu tive a sensação de que tudo era caseiro. O molho de tomate era para ninguém colocar defeito! A massa? Fresquinha, com certeza. Eu posso dizer sem mentira nenhuma que foi a melhor pizza que já comi na vida. A Riva é, como de fato haviam me falado, a melhor pizzaria da cidade!

Pizzaria Riva em Viena

Ela tem muitas coisas que a deixam com esse gostinho especial: além da massa e molho de tomate, eles só abrem no início de maio e permanecem assim até o início de setembro, ou seja: todo mundo passa 8 meses sonhando com a reabertura! Um outro diferencial é fazer pizza “Rosse” (com molho de tomate) e também pizza “Bianche” (sem molho de tomate). E ainda tem mais: caso você vá com alguém que não goste de queijo, há opção de pizza sem queijo e não menos saborosa que as tradicionais. Riva sabe como agradar gregos e troianos!

Acho importante comentar sobre algumas diferenças das pizzarias austríacas em comparação com as brasileiras. Quando eu falo em pizzas “tradicionais”, não pensem em portuguesa, calabresa ou quatro queijos. Sinceramente, nunca vi esses sabores por aqui. Outra diferença é a possibilidade de pedir uma pizza com dois sabores. Só não falo que é impossível encontrar um local que faça isso aqui em Viena porque não gosto de generalizar, mas que se você encontrar e a comida for boa, guarde o endereço, envie para [email protected] e a gente se encontra lá. Eu adoro comer e sou muito indecisa, ou seja: sofro para escolher um sabor só! Se bem que ontem eu fui até rápida. Escolhi a Malafemmena:

Pizzaria Riva em Viena
Salsicha, muçarela, pimentão grelhado e parmesão

MA-RA-VI-LHO-SA! O parmesão era fresco e eu dou muito valor para isso. Quando vejo as lasquinhas de parmesão, podem ter esquecido a massa da pizza(oi?), mas minha nota final já será maior do que 5. (Calma, gente. Exagerei. Tenho critérios, podem confiar!)

Schatz pediu uma sem queijo chamada Siciliana:

Pizzaria Riva em Viena
Óregano, alcaparras, anchovas, azeitonas pretas e alho
Por chegar assim, só no molho de tomate, eu confesso que estranhei um pouco no início. Claro que afanei um pedacinho – com todo amor e delicadeza – e digo para vocês que me surpreendeu. Nunca imaginei gostar de uma pizza sem queijo e foi o que aconteceu. Só não falo que estava maravilhosa porque não gosto de anchovas, mas Schatz gostou muito da pizza escolhida por ele!

A parte externa do restaurante é um encanto! Super charmosinha (não tirei foto porque estava lotada e tenho receio de alguém se incomodar por sair na minha foto, sabem?). Como disse, a parte externa estava cheia, por isso tivemos que jantar do lado de dentro da Riva. Problema nenhum!

Pizzaria Riva em Viena

Já falei que o forno é a lenha?

Pizzaria Riva em Viena
Foto tirada do site deles
Pois é, queridos. Tentei procurar um defeitinho para contar para vocês, mas não encontrei! Apenas amei, amei e amei!

Importante: A descrição da pizza é completa no cardápio. Se não tiver escrito “muçarela”, é porque não tem. Não é óbvio que toda pizza virá com molho de tomate e queijo, ok? Prestem atenção nos ingredientes descritos no cardápio!

 Beijos e bom fim de semana, amores!

 

Pizzaria Riva
Endereço: Türkenstraße, esquina com a Schlickgasse – Viena
Como chegar? Parar na estação Roßauer Lände linha U4 (ou Schottenring – linhas U4 e U2) + caminhada de 5 minutos (ou nem isso!)
Dia e horário de funcionamento: Início de maio até início de setembro. Abrem diariamente das 17:00 às 23.00 e de segunda a sexta também pro almoço (11:30 às 14:30)
Site