É praticamente impossível falar da Grécia antiga e não contar um pouco da história. Posso começar a aula? Vai ser bem rapidinha! 😀

A região onde hoje é Corinto foi inicialmente povoada no ano 5000 a.C. Sua localização privilegiada entre os golfos e a abundância de água no local tornou Corinto uma das cidades mais ricas da Grécia antiga. Ao se juntar com Esparta, se tornou também uma das mais poderosas. Durante a guerra Persa, Corinto participava de todas as batalhas.

corinto grécia

Enquanto isso, o poder de Atenas só crescia. Isso fez com que Corinto se sentisse ameaçada e as duas começaram a disputar território entre si, o que desencadeou a Guerra do Peloponeso. Quem saiu vitoriosa? Minha gente, tem que ser muito macho para vencer uma luta contra os espartanos (me diga que você viu o filme chamado “300”, porfa)! Momento recordar o parágrafo anterior é viver: Corinto e Esparta eram aliadas.

Muito tempo depois, Corinto foi totalmente destruída pelos romanos (Lucius Mummius) e, após 100 anos, Júlio César reconstruiu a cidade.

corinto grécia

Sua história não foi marcada somente por outras batalhas, alianças (e até dois terremotos!), mas também por adoração aos deuses – como eram os jogos ístmicos, celebrados em homenagem a Poseidon (Deus do mar). Por mais conhecido que ele seja, o templo mais famoso é de outro deus: o de Apolo. Mesmo que você talvez não reconheça pelo nome, tenho certeza que você já o viu:

corinto grécia
Templo de Apolo, contruído em 550 a.C

O ângulo da foto acima é o mais comum e vocês acreditam que é a parte de trás do templo? Reparem a direção das colunas da direita. Se você não conseguiu visualizar, compare com a imagem na placa (ao lado do “Viva Viena!”). Visualizaram?

Pronto! Não falei que a aula seria rápida? 🙂 Agora vamos às dicas: entre as ruínas tem um museu arqueológico muito bacana. Vale muito a pena visitar – até porque já está incluso no valor da entrada (€6 por pessoa), então você não tem nada a perder!

Ah, Corinto é bem pertinho de Atenas, viu? Por “bem pertinho” leia-se: uma hora e pouco de viagem. Bom, o importante é que é possível fazer passeio de um dia para lá e, gente, é pisar em um local que existe desde 5000 anos antes de Cristo! Nem preciso falar que eu aconselho muito o passeio, né?

corinto grécia

Alguém aí já foi, gostou e tem outras dicas?

Em tempo: se você vai a Corinto, não deixe de ler sobre o Canal de Corinto. Fabuloso!

Beijos, queridos!