CC BY-NC-SA 2.0 por  Antonio Jordana
CC BY-NC-SA 2.0 por Antonio Jordana

Tudo bem que a Europa não é um “paraíso das compras” como os Estados Unidos, mas em qualquer viagem existe o risco de achar uma roupa bacana, diferente do que estamos acostumadas a encontrar no Brasil. O que fazer se você não sabe a numeração europeia equivalente à sua brasileira? Levar a mesma peça, de cada tamanho diferente, experimentar todas e ver qual fica melhor? Parece loucura, né? Até porque experimentar roupa já é muito divertido (cof cof cof), imagine ter que descobrir qual o seu tamanho aqui para depois começar a escolher as roupas que você gostou e voltar pro provador… Ai, não consigo deixar esse tormento acontecer com meus queridos leitores!

Pois bem, a numeração é a mesma do Brasil. Seu número é 38 lá? Será 38 aqui. Economizou cálculo para quando chegar a conta do restaurante! \o/

“Ok, Letícia. Agradeço muito, mas o post é só isso mesmo? :)”

Na na ni na não! O problema é que algumas marcas têm tamanho diferente, como a Denim (tem na H&M). Na etiqueta da foto abaixo tem, entre outras, a seguinte informação: 28/34.

numeração de roupa na europa

Por que dois números? O primeiro (28, no caso) corresponde ao tamanho do quadril e o segundo (34) ao comprimento das pernas. Me usando como cobaia, já que a calça da foto me pertence e, portanto, as informações nela contidas também, posso dizer com certeza que 28 equivale ao 38/40 do Brasil. Eu sou baixinha, então estou mais do que acostumada a fazer barra nas calças que compro. Por isso, quando experimentei esta da foto e coube no quadril, nem me preocupei como ficaram nas pernas (até então, não sabia o significado do segundo número da etiqueta) e comprei do jeito que estava mesmo. Para vocês terem ideia do número 34:  no alto dos meus 1,58m de altura, tive que fazer uma barra muuuito caprichada! Então, recado para as que usam calça 38/40 no Brasil e são baixinhas: tentem primeiro a calça com etiqueta escrito 24/30 e vai adaptando ao seu tipo de corpo. 🙂

Para escolher sapato, é diferente: enquanto no Brasil minhas sandálias são 36/37, aqui elas são 38, às vezes 39 e sapatos fechados podem chegar até ao 40 (tudo bem que o único sapato número 40 que eu tenho é a minha bota para subir montanha). Sapato não tem jeito: tem que experimentar! Ah, meu pé é problemático, temos que levar isso em conta. Todos os sapatos machucam meu calcanhar e dedinhos. Se seu pé for mais bonzinho contigo e você também usa tamanho 36/37 no Brasil, pode começar experimentando o 38 aqui na Europa. Alguns lugares têm até númeração quebrada, como 38,5, o que, para mim, é a tradução de felicidade!

Resumindo: na maioria das lojas europeias, você encontrará a mesma numeração do Brasil (38 lá, 38 aqui).  Não é regra, mas para sapatos, o número europeu é um ou dois números maior do que no Brasil.

Beijos, queridos!