Não. A semana de aula teórica, 15 aulas práticas e quase mil reais gastos para tirar sua carteira de motorista no Brasil não valem nada aqui na Alemanha. Quem tiver carteira de motorista de algum outro país da europa, aí sim, é só validar. Se você tirou no Brasil, como eu, ficará livre de fazer as aulas, mas terá que fazer as duas provas – teórica e prática – e desembolsar quase mil euros (o valor do curso inteiro. Não há redução por você fazer só as provas. Temos que pagar o valor total do curso). A notícia boa: você pode fazer a prova em português (valeu aí, Portugal!). Outra notícia boa: para quem vem só como turista, você pode dirigir legalmente por todo o tempo de turista. Se você vier para morar, pode dirigir com a CNH brasileira por até 6 meses. Depois do 6º mês que você deve ter uma carteira alemã para dirigir (e um visto para permanecer na Alemanha! Visto de turista é só por 3 meses, mas Brasil e Alemanha têm um acordo e brasileiros podem pedir prolongação do visto para mais 3 meses, totalizando 6 meses como turista).

Para quem for tirar carteira aqui, gente, cooperem com vocês mesmos: tirem no verão!! Tirar no inverno é pedir para ser reprovado. Por mais Ayrton Senna que você seja, nós, brasileiros, não somos acostumados com neve e dirigir com gelo na pista não é fácil não! Sim, aqui tem que fazer baliza. Ouvi dizer que este é o menor dos problemas: a prova prática aqui é violenta! Além de sair na rua, como acontece no Brasil, tem uma pista especial de treino onde o instrutor te coloca em situações de risco (como te fazer perder controle em uma curva, puxar o freio de mão para ver como você se sairia se o carro derrapasse…) e se você fizer tudo certinho, você tem sua carteira. Não sei se é verdade, mas se for, é bom se preparar!

Eu não dirijo mal, de verdade. Mas entre a prova e o trem, até hoje minha escolha foi o trem. Tomara que vocês sejam mais corajosos que eu!

Ah, o interessante também é que desde os 17 anos os alemães podem dirigir por aqui. Bom, mais ou menos. Poder dirigir, até pode, mas somente ao lado de uma pessoa autorizada (pode ser mãe, tia, pai, avô, amigo, tanto faz). Isso é como se fosse uma “pré-auto escola”. O alemão já vai se preparando desde os 17 anos e quando ele tiver 18, ele começa com as aulas práticas e teóricas. A cobaia (quem tem que ficar ao lado do alemão no período da “pré-auto escola”) deve ser autorizada pelo “Detran” daqui e ela não pode ter nenhum ponto na carteira e tem que ter no mínimo x (muitos) anos de carteira. Assim que o “Detran” autorizar esta pessoa, digamos, a mãe do alemão, ele pode dirigir o quanto quiser a partir dos 17 anos, mas somente com a mãe – que no caso é a pessoa autorizada – ao lado. Não pode sozinho e nem com outra pessoa. Isso eu achei bem legal: os alemães não chegam tão “crus” para fazer a prova de auto escola. Pensando pelo outro lado, deve ser um terror!! Imagina dirigir no início – que já é traumático – com a mãe ao lado!! A minha, pelo menos, só por saber que eu estava com uma semana de carteira, se eu fosse ultrapassar um carro, ela se segurava no putaquepariu (quem não sabe o que é, só clicar aqui!), fechava os olhos e só abria depois que eu estacionava e falava: “Mãe, pode abrir os olhos. Chegamos”. Agora estou me lembrando do dia que minha vó ia viajar e não tinha ninguém em casa para levá-la ao aeroporto. HAHAHAHA Pude ver o medo nos olhos dela ao saber que a neta de 18 anos, com carteira há pouco menos de 1 mês teria que levá-la. Deu até dó!

Vou aproveitar que estamos falando de carro e contar outra coisa para quem mora aqui na Alemanha e tem um carro (ou quer ter). Quando você comprar o carro, você pode cadastrar um período de uso!! Por exemplo: se você só quer usar o carro no verão, você pode cadastrá-lo – no “Detran” – e todo pagamento referente ao carro (imposto, seguro) será proporcional ao período cadastrado! Mas cuidado!! Não vai dar uma de espertão e cadastrar o uso de maio até agosto, por exemplo, só para pagar menos imposto e seguro e usar o carro nos outros meses não! A multa é gigantesca – você estará sem registro, se lembre! – e tem fiscalização! Se você não cadastrou o carro de setembro até abril, ele deve ficar este período na garagem!

Mudando um pouco de assunto, obrigada pelos parabéns na sexta e pela compreensão por não ter tido post novo! 🙂 Meu dia foi super bacana: tive o melhor presente de aniversário do mundo! Querem saber? Schatz e eu conseguimos o apê que a gente queria!! Até chorei de felicidade. Eu curto tanto os nossos primeiros passos como casal! Ah, à noite fomos comemorar a notícia e meu aniversário no restaurante chinês aqui da cidade e foi super gostoso! À tarde, para eu não ficar sem um bolinho, Schatz e eu fizemos um bolo de chocolate com pedaços de chocolate (meia receita, para não pesar ~tanto~ na consciência) e cantamos parabéns para mim. Assim mesmo, só nós dois, em casa. Foi uma delícia!

Agora deixa eu ir almoçar porque Schatz está só me esperando!

Beijos, queridos!!