Mais um lugar lindo que encontramos na Grécia: o Canal de Corinto.

Canal de Corinto
Canal de Corinto

O Canal de Corinto foi construído em 1893, mas a ideia é bem mais antiga: já em 67 D.C, Nero (o romano, sabe?) havia pensado em erguer o canal. Chegou até a trazer escravos palestinos para tirar a ideia do papel. Os escravos conseguiram cavar 3,5km e não puderam dar continuidade porque Nero voltou a Roma.

A ideia de Nero ressurgiu em 1830 quando o presidente grego da época, reconhecendo a necessidade de ligar o Golfo de Corinto com o Golfo Sarônico, tentou arrecadar fundos para concretizar a construção do canal. Para isso, ele precisaria de 40 milhões de francos-ouro. O problema é que nem o governo nem os investidores privados tinham essa quantia, motivo que fez o presidente desistir da obra.

canal de corinto
Por aqui passam 11 mil navios por ano!

Repararam nesse desfaque na margem esquerda da foto acima (na direita também tem)? Foram os alemães! Eles explodiram partes da encosta e jogaram um grande número de vagões de trem no intuito de obstruir o Canal de Corinto. Os gregos precisaram de 5 anos para reabrí-lo.

canal de corinto
Eu em uma das pontes com vista para Canal de Corinto

Uma curiosidade: o projeto de 1983 para escavar o canal se baseou no plano elaborado ainda na época de Nero. Ah, os aquedutos feitos pelos escravos dele foram mantidos e utilizados durante a construção.

A Grécia não é incrível?

Beijos, queridos!