Mais ou menos! A pontualidade alemã sempre me deixou intrigada. Como assim eu posso pegar um trem às 13:42 e ele realmente sai às 13:42? Como os alemães ficam tão indignados com 1, 2 minutos de atraso? 5 minutos de atraso é O FIM. Mas gente, o relógio do condutor marcava 13:42 e o meu está marcando 13:40, então, de acordo com o meu relógio, o trem não deveria ter saído! E agora? E agora, meu amigo, é que você terá que arrumar outra desculpa, porque essa daí não cola aqui na Alemanha não. Aqui existe uma transmissão do horário oficial por ondas de rádio desde 1973. Isso significa que todos os relógios são sincronizados por um sinal que varia 1 segundo a cada 30 mil anos (desta vez não é exagero). Este sinal pode ser captado em um raio de mais de mil quilômetros, o que abrange facilmente a Alemanha inteira e vários outros países.

É ou não é uma mágica? Todos os relógios marcam o mesmo horário e se o seu está errado, ahh… aí foi você que mudou e o problema é seu caso você perca um trem. O nome disso é Funkuhr. Existem também relógios sem esta Funktechnologie (esta transmissão por ondas de rádio), mas é bem difícil ele não marcar a hora correta porque na loja mesmo, ao comprar o relógio, o atendente já ajeita o horário de acordo com um que tenha esta tecnologia por ondas de rádio.

Eu e Schatz compramos um aparelhinho que mostra a data, a temperatura e o bendito horário. Não precisamos fazer mais nada além de colocar a pilha. O resto se ajeitou “sozinho”. A data também. Microondas tem Funktechnologie. Poxa, se até microondas recebe o horário por rádio, que desculpa te sobra para chegar atrasado em algum lugar, né não?

E agora? Quem vencerá? Os 38 anos de pontualidade alemã com a qual eu estou convivendo há 5 meses ou minha pontualidade baiana brasileira que eu convivo há 24 anos? Aguardemos cenas do próximo capítulo!