Letícia Diethelm

Letícia Diethelm

Todas as dicas estão aqui para deixar sua viagem inesquecível. Aproveite!

Gostou? Compartilhe!


Digite seu e-mail no espaço abaixo e receba todas as novidades do Viva Viena!

Antes de se mudar, a gente se concentra somente nos pontos positivos. Dá uma sensação tão gostosa saber que teremos novos desafios, não é? Aprender uma nova língua, ter a chance de começar do zero… Só coisa boa!!

O dia da mudança chega e passados os afoitos primeiros dias, uma deprê pode aparecer. É nessa hora que você pode se sentir sozinho, achar que nunca vai aprender a língua do país ou encontrar emprego e você se pergunta até mesmo se conseguirá fazer novas amizades. Se você não passar por isso, ótimo, mas tenha em mente que ter dificuldade de adaptação é natural, comum à maioria dos que encaram a aventura de morar em outro lugar.

Qualquer que seja a sua dúvida ou o momento ruim que você esteja passando por ter se mudado de cidade no Brasil ou de país, saiba que você não está sozinho! Essa tristeza faz parte da adaptação à nova vida.

Se você quiser conversar, mande e-mail pro [email protected] com o assunto “Tá freuds!” que eu colocarei seu e-mail  de forma anônima aqui no blog e responderei tentando ao máximo dar conselhos e ajudar você a se sentir melhor. Não se preocupe: ninguém saberá que foi você quem escreveu! Chamarei as mulheres de Sissi e os homens de Franz Joseph/Francisco José (Imperador austríaco, marido da Sissi).

Letícia, eu entendi que você não vai me expor colocando meu nome aqui no blog, mas por que publicar a história que eu te enviei?

Simples: porque da mesma forma que eu estou aberta para te ajudar, mostrar nosso diálogo pode ajudar outros leitores que também estejam passando por um momento delicado! Não tenha receio: você não está sozinho!

Vamos passar juntos por essa fase? Passar por isso sozinho é FREUDs!

 

4 Comments

  1. Mariana Chassot Nunes

    Oi Letícia! Descobri teu blog sem querer e tô amando todas dicas! Estou indo para Viena fim deste mês (abril 2018) e estou ansiosa, apesar de ter amigos e um amor que espera por mim aí.. mas, como tudo novo na vida é uma incógnita independente das boas circunstâncias.

    Abraço e sigo te acompanhando, inclusive vou lá no insta agr te procurar!

    1. Letícia Diethelm

      Oi, Mariana!

      Obrigada pelo elogio ao blog. Venha despreocupada: tenho certeza que você vai amar Viena – especialmente na companhia de amigos e mozão (hahaha). Beijo grande!!

  2. Renata

    Ola Leticia, tudo bem? Descobri seu blog por acaso em uma busca – Alemanha x Austria, e estou adorando seus textos!
    Vi que morou na Alemanha antes e fiquei super curiosa em saber a sua opiniao – Alemanha ou Austria. Eu ja moro na Alemanha a alguns anos e agora oportunidades na Austria tem surgido! Aonde voce recomendaria? Quais as maiores diferencas para voce?
    Abraços, e sigo acompanhando!

    1. Letícia Diethelm

      Oi, Renata!
      Como cidade, gosto mais daqui de Viena. Mas isso pode ser pelo fato de ter morado em uma aldeia na Alemanha… Analisando cada país como um todo, talvez prefira a Alemanha. É… Também tive dificuldade na época que tive que fazer a sua escolha! hahaha
      Diferenças de cultura nao vi muitas. Desculpe nao te ajudar mais com sua escolha: é algo tao pessoal que fica difícil pra mim, fazer parte de uma mudanca tao grande na sua vida. Eu me adaptei super bem a Viena, mas conheco algumas pessoas que nao se adaptaram. Fico com receio de falar maravilhas daqui – apesar da cidade ter seus defeitos, claro – e você ser uma dessas pessoas que nao se adaptam, sabe? Aconselho ir à cidade austríaca que seria a do seu local de trabalho/moradia, caso nao tenha indo ainda, e ficar alguns dias como local, sentir a cidade como se já estivesse morando lá. Sentir a cidade antes, vai te ajudar a fazer esta escolha.
      Te desejo sucesso no novo passo!

Deixe uma resposta

Required fields are marked *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese