Ontem recebi pelo instragram do Viva Viena! um pedido muito interessante. Tão interessante que virou o post de hoje!

O pedido foi o seguinte:

annevendramini @vivaviena Letícia estou amando suas dicas!!!!! Vou para Viena dia 13 e só fico um dia.. Difícil decidir o que seria essencial de se ver nesse dia… Me daria uma dica?????? Bjo!!!!!”

Uma pequena observação antes de começar: Viena é a maior cidade da Áustria, viu, minha gente? Tudo bem que para padrões brasileiros ela continua pequena (tem quase 2 milhões de habitantes), mas mesmo assim é uma capital que tem muito para oferecer aos turistas. Alguns exemplos: o zoológico de Viena é o mais antigo do mundo, na Galeria Albertina estão algumas das mais importantes artes gráficas do mundo, o Museu de História da Arte Natural tem o mais diversificado acervo do mundo e é gigante (8700m2)… Já perceberam que tudo de “mais do mundo” fica em Viena, né? hahaha

Dar dicas do que conhecer ficando apenas um dia em Viena é um desafio e tanto. A boa notícia é: aceito o desafio!

Viena em um dia

Pegue um mapa no seu hotel e vamos lá!

parte histórica é muito importante e é possível conhecê-la a pé. Para isso, vá até a Karlsplatz (quer ir de metrô? Pegue a linha U4 até a estação “Karlsplatz”) e faça o seguinte trajeto:

Veja a Ópera

Tire fotos, curta o momento: você está olhando para um prédio inaugurado em 1869 e foi o primeiro a ser construído na rua vienense chamada “Ring”.  A Ópera de Viena é a mais famosa do quê? Adivinhem! Do mundo, isso mesmo! Não poderia ser diferente, afinal você está na cidade da música. Ah, veja este post caso você queira assistir a um concerto pagando pouco!

viena em um dia

Você se esqueceu de pegar o mapa no hotel? Não tem problema: pertinho da Ópera tem um centro de informação ao turista. Peça um lá, ok? É grátis!

Galeria Albertina

Sobre esta eu já falei um pouquinho lá em cima: é onde estão algumas das mais importantes artes gráficas do mundo. Meu conselho: não entre em nenhum museu. Conheça somente por fora todos os pontos deste roteiro de um dia e mais tarde, caso dê tempo, você visita o ponto turístico que mais chamou sua atenção.

viena em um dia
Fácil reconhecer a Galeria Albertina!

Atrás dela está o nosso próximo ponto:

Burggarten

Um lindo parque que tem a escultura de um compositor austríaco bem famoso:

viena em um dia
Mozart!

Pertinho da escultura do Mozart tem a saída do parque. Saia e vá em direção ao Hofburg. Ao chegar na entrada do Hofburg – que antes era a entrada da cidade -, se você olhar para trás verá os museus gêmeos. Estes são o Museu de História Natural e o Museu da História da Arte. Tire fotos! Provavelmente não sobrará tempo para visitá-los… Passe pelo portão de entrada!

viena em um dia
Antiga entrada da cidade!

Hofburg

Você está no Hofburg: palácio de inverno da família Habsburg. É onde estão o museu da Sissi, a Escola Espanhola de Equitação com seus famosos cavalos lipizzianer, o Coral dos Meninos de Viena e várias outras coisas.

viena em um dia
Biblioteca Nacional no Hofbrug

Passando o Hofburg, você vai chegar em uma rua bem movimentada. Calma que mais tarde você voltará nela! Siga para o Volksgarten (veja no seu mapa como ir).

Volksgarten

Outro parque lindo. No verão tem rosas para todos os lados! ♥ Atravesse-o para chegar até o próximo ponto:

Prefeitura (Rathaus) e o Parlamento

Os dois são praticamente colados um no outro! A prefeitura é o prédio em estilo gótico e o parlamento, o que tem estilo grego. Continue até um outro prédio com estilo neo-gótico.

Votivkirche

Igreja Votiva. Em frente está o parque Sigmund-Freud. Acompanhe a rua chamada Schotengasse, siga na Freyung até Graben – tem que atravessar algumas ruas… Se lembra daquela bem movimentada no final do Hofburg? É a Kohlmarkt – paralela à Graben. Outra paralela bem conhecida é a Kärtner Straße.

Você já consegue ver a Stephansdom (catedral)?

Entre para conhecê-la por dentro e pronto! Você já viu os pontos mais importantes da parte antiga de Viena!

 

Está com fome?

Provavelmente é uma boa hora para almoçar. Um restaurante muito bom e perto da Catedral é “Cafe Diglas“. Se quiser provar o Schnitzel, o do Figlmüller é realmente o melhor da cidade (é gigante)!

 

Depois do almoço, vá até o palácio Schönbrunn. Sabia que o Dom Pedro I morou aí? Vale a visita!

viena em um dia
Palácio Schönbrunn

Sobrou tempo (ou dias) na cidade? Veja o roteiro que preparei para vocês e visite o que mais se encaixar no seu perfil.

Beijos e um ótimo restinho de semana!