Página principal / Vou estudar em Viena / Fazer faculdade em Viena: Visto e burocracia
faculdade em Viena

Fazer faculdade em Viena: Visto e burocracia

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que todos os textos do blog eu mesma escrevi com base na experiência que eu vivenciei. Não é meu perfil pegar dicas na internet, copiar e colar aqui. Jamais farei isso!

O fato de não ter feito universidade em Viena me impossibilitou de escrever sobre o processo todo – visto e burocracia para admissão – justamente porque não posso escrever dando dicas sobre algo que desconheço. Por isso, fico muito feliz quando recebo contato de leitor que tem desejo de compartilhar aqui no Viva Viena as experiências que eles vivenciaram! O post de hoje foi escrito por Rossana Oliveira. Ela é brasileira, está passando por todo o processo de fazer um curso superior em Viena e quis compartilhar todas as informações com a gente para ajudar quem planeja fazer o mesmo.

O texto abaixo foi escrito pela leitora Rossana Oliveira

 

»»»»»»»»»»

 

Faculdade em Viena: sobre o visto

O visto deve ser solicitado ainda no Brasil. Procure a Embaixada Austríaca na sua cidade e pergunte quais documentos necessários para o seu caso. Serão inúmeros, mas aqui vai o grosso:

  • Passaporte com validade no mínimo de seis meses para além da data que pretende permanecer no país;
  • Confirmação da instituição/universidade austríaca onde você vai estudar (o documento deve comprovar a matrícula e conter o período de término do curso – o último dia de validade do visto será vinculado ao último dia de aula);
  • Endereço da sua moradia na Áustria (pode ser alojamento, apartamento de aluguel…);
  • Comprovar que tem condição de se sustentar durante todo o tempo na Áustria – essa comprovação pode ser feita por dinheiro em conta bancária ou por carta feita pelos pais ou responsável declarando custear sua estadia (neste caso tem que ter comprovação de renda do pai/responsável);
  • Seguro de saúde internacional (acho que este item não é mandatório);

Para as universidades, é necessário enviar previamente cópia de documentos pessoais e comprovante de término do ensino médio. Esses documentos podem ser enviados via upload diretamente no site de cada instituição. É necessário fazer uma tradução para inglês ou alemão desses documentos (dependendo da instituição escolhida, pode acontecer de só aceitarem os documentos em alemão feitos por um tradutor legalizado pela Áustria).

O passo a passo é mais ou menos o seguinte:

  1. Escolha o curso e a instituição;

  2. Envie seus documentos;

  3. Passe no processo de admissão (próximo post);

  4. Solicite à universidade uma carta ou comprovante de admissão para o processo do visto;

  5. Junto com a carta, organize os outros documentos e leve todos à Embaixada Austríaca para solicitar o visto de estudante.

»»»»»»»»»»

Muito obrigada pelas informações, Rossana! Começamos com o primeiro passo de qualquer mudança para o exterior: o visto. Sexta que vem ela contará para gente como funciona o processo de admissão nas universidades de Viena. Não percam!

Sobre Letícia Diethelm

Amo Viena e não gosto da torta Sacher. Sim, é possível!

Veja também:

admissão das universidades de Viena

Processo de admissão das universidades

O primeiro post para ajudar quem planeja fazer curso superior em Viena foi sobre o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *