Página principal / Vou estudar em Viena / Processo de admissão das universidades
admissão das universidades de Viena

Processo de admissão das universidades

O primeiro post para ajudar quem planeja fazer curso superior em Viena foi sobre o passo inicial de qualquer mudança para o exterior: visto. Hoje vocês saberão como funciona o processo de admissão nas universidades de Viena.

+ Leia sobre como tirar visto de estudante e alguns documentos necessários

 

O texto abaixo foi escrito pela leitora Rossana Oliveira

»»»»»»»»»»

Faculdade em Viena: processo de admissão das universidades

Bom, decidi escrever esse texto para o VivaViena porque quando decidi fazer faculdade na Áustria, mais especificamente em Viena, não encontrei matéria sobre como proceder na questão burocrática para visto de estudante e nem como era o processo de admissão das universidades.

É bom ressaltar que em Viena há tantas universidades que nem cheguei a somar quantas são, mas são muitas! Entre públicas e privadas, as universidades têm diferentes processos de admissão dos alunos, portanto esse post se resume apenas a experiência que eu tive, ou seja, não se aplica a todos os casos. Espero poder ajudar de alguma forma para pessoas com casos parecidos com o meu e dar uma luz para quem planeja cursar faculdade em Viena. Então vamos lá!

Logo que decidi estudar em Viena, tive a oportunidade de visitar a cidade como turista. Isso facilitou muito, já que quando vemos a cidade ao vivo e em cores nos apaixonamos facilmente e ainda podemos visitar algumas instituições e tirar dúvidas pessoalmente. Durante a quinzena que estive em Viena, tive a chance de visitar uma universidade pública no “Open Day” e troquei informações por e-mail com algumas das instituições privadas. Vamos começar explicando o processo de admissão da universidade pública que visitei.

University of applied Science: a universidade de ciências aplicadas de Viena conta com um sistema de admissão bem seletivo. Primeiro, você precisa mandar para o e-mail da universidade em qual instituição você estudou o ensino médio, seu diploma e outros documentos pessoais. Depois você precisa fazer uma prova de múltipla escolha e, por fim, participar de uma entrevista para ser admitido.

Resumindo assim pode parece um processo relativamente fácil, mas logo percebi que seria mais complexo do que aparenta. Pelo que me foi informado, apesar da universidade oferecer alguns cursos em inglês, a entrevista teria que ser feita em alemão. Mas a parte mais complicada mesmo seria o convite para entrevista – aparentemente nem todos que passam com boa nota na prova de múltipla escolha são convidados. A universidade procura analisar o perfil dos alunos e convidar para estudar apenas aqueles com currículos bem atrativos, que vieram de boas escolas ao redor do mundo e com boas médias. Dessa forma, esses alunos “potenciais” têm mais chance de desenvolver excelentes carreiras no mercado de trabalho e “fazer” o nome da universidade.

Dentre as instituições públicas que pesquisei, algumas fazem apenas entrevista, outras fazem entrevistas individuais e em grupo… Enfim, os requisitos e as formas de admissão são diferentes, mas parece que a regra aqui é ser um aluno em potencial, espero que sobre algumas vagas para pessoas menos interessantes, assim eu vou ter mais chance no meu processo…rs

Em contrapartida, as universidades privadas são muito amigáveis, algumas até publicam no site que após o pagamento do primeiro semestre eles já enviam o documento necessário para solicitar o visto na embaixada. Estrangeiros parecem ser muito bem-vindos! Eu não cheguei a trocar e-mail com todas as universidades privadas e, como eu disse, cada universidade tem um processo de admissão, mas pelo que entendi é bem mais tranquilo. A única parte não muito tranquila é fazer o pagamento: a média de preços das universidades é de €5-6mil por semestre e o pagamento deve ser feito integralmente no início de cada semestre. Rapadura é doce, mas não é mole não!

Alguns links que podem ser úteis:

  • Universidade de Ciências Aplicadas de Viena

Site em inglês: http://www.hs-karlsruhe.de/en/home.html

  • O site abaixo oferece informações diversas sobre Viena para quem esta interessado em morar, estudar, trabalhar, casar, enfim. Tudo sobre documentos, burocracia e imigração. Vale a pena conferir.

Site em inglês: https://www.wien.gv.at

  • A Wikipédia fez uma lista com todas as universidades da Áustria separadas por cidade, basta ir no tópico Viena e pesquisar individualmente cada instituição de seu interesse. E ainda esta separado por publica e privada também, viva a Wikipédia ne gente!

Site em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_universities_in_Austria

 

Sobre Letícia Diethelm

Amo Viena e não gosto da torta Sacher. Sim, é possível!

Veja também:

faculdade em Viena

Fazer faculdade em Viena: Visto e burocracia

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que todos os textos do blog eu mesma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *