Página principal / Vou morar em Viena / Autorização de permanência

Autorização de permanência

Schatz e eu nos mudamos para Viena no início de junho e nos registramos na cidade dentro do prazo estabelecido, tudo certinho. Depois disso, deveríamos pedir nossa autorização de permanência. Fomos até o MA35 em junho mesmo e lá é onde todos os estrangeiros devem pedir autorização para ficar mais tempo que um turista pode ficar (3 meses). Preciso nem dizer que estava LOTADO, né? E o pior: eles só abrem durante a semana – exceto quarta – de 8 às 12. Ficamos quase a manhã inteira lá e saímos de mãos vazias. Achei super estranho porque comparei com o mesmo procedimento em Ainring (Bad Reichenhall, na verdade. Uma cidade vizinha). Gente, pegar minha autorização de permanência na Alemanha foi a coisa mais fácil do mundo! Na mesma hora saiu o documento! O post sobre isso está aqui!

Em Viena foi diferente: saímos de lá só com o aviso de que iria demorar. A autorização de Schatz chegou pelo Correio na sexta, dia 18/08 e eu não pude pegar por ele, que estava no trabalho. Ainda expliquei que éramos casados, mas não teve jeito. Resultado: o documento foi para a agência dos correios no nosso Bezirk (equivalente mais ou menos ao “bairro” do Brasil) e Schatz teve que sair do trabalho correndo para buscá-lo, já que a agência fica aberta até 18 horas. Uma coisa que eu fico abismada é o horário de funcionamento dos lugares aqui. Quem trabalha em empresa, tem que tirar dia livre para conseguir resolver algo!

Bom, Schatz conseguiu buscar. Eu tinha ido encontrar uma amiga e quando cheguei em casa vi que, enquanto na Alemanha era um papel que tínhamos que anexar ao passaporte, aqui era uma folha de papel A4!! Gigante! Impossível carregar aquilo junto com o passaporte. Mais tarde descobriríamos que ele não terá que andar por todos os cantos com essa folha porque ele é suíço e a Suíça, por mais que não seja da União Europeia, faz parte da Europa e tem acordo com a UE. Vocês perceberam que até agora não falei da minha autorização, né? É porque até então eu não sabia nada sobre ela. Eis que quarta, dia 22/08, recebi uma carta em casa. Não, ainda não era a autorização. A carta dizia que eu deveria ir buscar naquele lugar onde levamos os documentos e demorou a manhã inteira do início do post, se lembram? OH, GOTT! Fui na quinta, pela manhã, óbvio e para a minha surpresa o local estava vazio. Saí de casa às 9, me sentei para esperar o atendimento às 9:45. Primeiro porque o lugar é longe, segundo porque tem que passar por uma portaria, dizer o que você precisa e as secretárias te encaminharão para o andar que resolverá seu problema.

Minha senha era a 95. Na sala de espera tem telão parecido com os que tem em consultório médico, sabe? Mostram umas 5, 6 senhas e ao lado a sala para onde a pessoa deve ir. Uma dessas senhas era a 81. Fiquei super feliz porque não demoraria tanto. Claro que eu estava enganada! Cheguei em casa com a minha autorização de permanência (é bem bonitinha! Parece carteira de estudante), 77,50 euros a menos na carteira e às 11:30.

Perguntei o porquê da minha ser diferente da do meu marido (vai que foi algum erro!) e a resposta que eu tive foi esta: “Você não faz parte da UE.” Um doce de mulher! Muito meiga! Uma orquídea de tão linda!

Se você ainda está na fase da regularização, é só ter paciência e esperar. Aliás, se eu pudesse definir Viena em um verbo, seria este: esperar.

Não me entendam mal! Eu adoro Viena. É uma cidade linda, mas mil vezes mais burocrática que a minha da Alemanha e burocracia é sempre chatinha, né?

Quase 3 meses depois da nossa chegada, estamos com todos os documentos necessários. Agora é só curtir!

Beijos, queridos!

Sobre Letícia Diethelm

Amo Viena e não gosto da torta Sacher. Sim, é possível!

Veja também:

horario_ergebnis

Horários de funcionamento em Viena

Quando alguém me pergunta sobre ponto negativo de morar em Viena, respondo sem pensar duas ...

8 comentários

  1. Podia ser pior, né? Imagina se estivesse lotado de novo?

    Mas que bom que agora está tudo certo e regularizado! 😀

    Beijocas :*

  2. Ahh, por aqui demorou por aí também, só não a retirada que foi rapidinha… Mas tive que esperar umas semaninhas pra chegar a carta avisando que podia retirar a “carteirinha”, porque parece mesmo uma carteirinha de estudante né?!

    beijos

  3. Oiii

    ah voce está em Viena? Eu estarei ai semana que vem para um congresso!
    Muita paciencia com a burrocracia…

    bjsss

  4. Quanto tempo durou de quando você deu entrada até receber o aviso? Já faz quase 2 meses que dei entrada e até agora não recebi nada… 🙁

  5. ola leticia, td bem?
    estive ai em viena em 2015 fiquei no hostel du step inn.
    ia ficar 10 dias mas passei um pouco mal e fiquei so 4 dias kkkkkk. mas quero voltar com certeza,
    aqui sua dicas são otimas parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *