Viena é uma cidade linda em todas as estações, mas fica especialmente linda durante o inverno. Sei que o frio pode causar receio em muitos brasileiros que escolhem viajar nessa época do ano e por isso vou contar neste post alguns motivos que vão te fazer se apaixonar por Viena no inverno!

Ruas decoradas para o Natal e as famosas feirinhas de Natal

Várias ruas do centro ficam maravilhosas com luzes de Natal e a minha predileta é a Kohlmarkt. Ficaria horas admirando e fotogrando a beleza dessa rua: as luzes ficam parecendo estrelas caindo do céu. É a coisa mais linda do mundo! Claro que vale a pena vê-la durante o dia, mas ela estará iluminada somente ao anoitecer.

natal em viena

Os mercados de Natal são um show à parte! Já escrevi várias vezes sobre eles aqui no Viva Viena e tenho até um artigo com as datas de todos os mercados natalinos da cidade.

+ Ver datas e demais informações de cada mercado natalino acontecendo na cidade


O que você pode experimentar nos mercados:

  • A bebida mais famosa é o Glühwein: vinho quente com especiarias (a ideia é a do nosso “quentão”, mas o sabor é diferente!). Eu confesso que prefiro Orangenpunsch (uma bebida alcóolica, quente, com laranja. É bem gostosa!) e na Alemanha eu adorava Pflaumenwein – também um vinho quente feito com ameixa. E olha que eu nem gosto de ameixa! Aqui na Áustria eu não encontro Pflaumenwein com frequência, mas na Alemanha tinha em todo mercado que eu ia!
    • DICA: se você estiver acompanhado(a), aconselho pegar uma bebida e dividir com quem estiver contigo. Lembre-se que embora a bebida esteja bem quente, ela esfria rápido por causa do frio. Se cada um que estiver contigo pegar uma bebida, ela vai ficar fria antes de vocês terminarem o copo/xícara!
  • Uma comida bastante comum é cone de castanheiras portuguesas tostadas. Eu não sou muito fã, mas sou minoria. Marido adora e muitos amigos também! Então vale a pena provar. Ponto positivo é que não esfria rápido como aconteceria com crepe, por exemplo.
  • Outros lanches comuns são batata espiral no palito e Langos: uma massa circular frita enorme e, se você pedir com alho, vem com bastante alho! Por falar em alho, adoro sopa de alho no pão – bem fácil encontrar nos mercados de Natal daqui!
  • Para sobremesa, a minha predileta é fruta no copinho com chocolate derretido por cima. Tipo um fondue de chocolate no copinho. Impossível não gostar, né? 😀

Se você não gosta de bebida alcóolica ou está viajando com menor de idade, sempre terá chocolate quente e Kinderpunsch como opção.

 

Visite uma das várias cafeterias da cidade

Viena é conhecida por suas inúmeras cafeterias e a cultura do café é tão importante que não é raro serem marcadas reuniões de trabalho em uma das cafeterias ou até mesmo alguém ir para ler um livro, pedir um café e ficar horas e horas sentado sem ninguém ficar te apressando para liberar a mesa. Ok, nas cafeterias muito turísticas pode até acontecer de você ser estimulado a consumir mais ou terminar rápido para liberar a mesa, mas não será algo típico vienense apressar alguém a tomar seu cafezinho – mesmo que a pessoa peça apenas um café e fique no local por horas.

Cafeterias gostosas: Café Sacher (a mais famosa, tanto por ficar no luxuoso Hotel Sacher quanto pela torta Sacher que é considerada A torta de Viena – eu tenho minhas ressalvas quanto à torta, mas a cafeteria em si, o atendimento, a comida e bebida são realmente impecáveis), Café Mozart – logo ao lado da Sacher e é excelente (inclusive os doces. São uma delícia!), Residence Cafe and Restaurant (no palácio Scönbrunn), Café Landtmann (perto da prefeitura), Café Central, Café Diglas, Gerstner K. u. K. Hofzuckerbäcker, Demel… Ih, a lista é extensa! hahaha

 

Que tal visitar uma vinícola?

Tenho dicas de várias vinícolas aqui no Viva Viena e uma que é excelente – e relativamente próxima – é a Mayer am Pfarrplatz – onde Beethoven compôs a 9ª Sinfonia!

beethoven

+ Veja post completo sobre a “vinícola do Beethoven”!

 

Como é o tempo em Viena no inverno (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março)

Vou considerar como inverno o período de frio, tá?

  • novembro: máxima de 9°C, mínima de 5°C
  • dezembro: máxima de 4°C, mínima de 0°C
  • janeiro: máxima de 2°C, mínima de -3°C
  • fevereiro: máxima de 4°C, mínima de -2°C
  • março: máxima de 9°C, mínima de 1°C

As temperaturas acima foram tiradas do site Wetter.de. Apesar de ser um site reconhecido, não ache que as temperaturas expostas aqui serão lei. Na minha experiência, elas estão até bondosas demais. Em janeiro, já na primeira semana, é comum fazer -6°C/-10°C. Em março as temperaturas costumam começar a subir, mas a verdade é que o tempo muda todos os anos. Ano passado eu nem usei luva em janeiro, que é um mês considerado bem frio, e em março eu estava quase congelando com -19°C (nos alpes austríacos chegou a ter sensação térmica de -50°C!!). Resumo: coloquei pra você ter uma ideia, mas na prática só é possível saber uma semana antes da viagem mesmo. Por isso eu sempre posto sobre o tempo no instagram vivaviena!

 

Como se vestir para o frio

Tenho um video explicando detalhadamente todas as dicas que farão uma diferença gritante na sua percepção do frio! Sério, não deixe de assistir!

 

Como se locomover durante o inverno

Viena é uma cidade bem fácil para se locomover. Em dias quentes, é possível fazer os pontos turísticos de bicicleta e o centro da cidade todo a pé. Este passeio, por mais agradável que seja, pode ser mais cansativo durante o inverno. O frio faz o cansaço chegar mais rápido e convenhamos que andar algumas horas sentindo frio não vai te deixar com os ânimos elevados por muito tempo. Por isso, o mais indicado é conhecer a cidade usando o transporte público! Em Viena há um conjunto impressionante de linhas de metrôs, ônibus e trams. Eles te levam para todo e qualquer canto da cidade. O metrô é o mais cômodo: você vai esperar pelo vagão em uma área coberta e quente, mas você não verá os prédios e vida de Viena. Para isso, você pode pegar um ônibus ou o tram. O único negativo é ficar esperando um pouco (normalmente 7 minutos em dia de semana e 10-15minutos em feriados ou finais de semana durante o dia) na parada de cada um – que é ao ar livre.

Tenho vídeo contando quais tickets existem para o transporte público em Viena!

Importante: adquira o ticket em estação de metrô. O tram aceita somente moeda (valor: €2,60 – 20 centavos a mais do que comprando nos guichês dentro das estações de metrô) e dentro do ônibus não é possível comprar ticket. Ou seja: é bom você já ter um bilhete válido antes de optar pelo tram ou ônibus.

 

O vídeo acima foi gravado em 2017. Este ano houve uma pequena mudança nos valores e aqui eu falo sobre os novos valores:

Uau! Agora você está craque em Viena no inverno, hein? Venha sem medo porque com essas dicas você estará mais do que preparado para curtir bastante a capital austríaca durante o inverno! 🙂