O post de sexta só saiu hoje porque queria fazer um post de páscoa e porque sexta foi feriado, então Schatz e eu saímos e não tive tempo de postar.

Ontem fomos para Bad Reichenhall almoçar com alguns amigos (o meu ex-chefe também estava lá!) e aconteceu algo que eu achei super engraçadinho desde a primeira vez: perto da páscoa, quando você vai a algum restaurante, você ganha ovos de galinha com a casca colorida. Já contei aqui no blog o que significa um ovo com casca colorida (qualquer cor!), se lembram? Se não, conto novamente: o ovo está cozido. Sim, frio. Mas cozido. No início, achei meio estranho comer ovo de galinha frio, mas hoje em dia eu já acho bem gostoso! Ah, geralmente é cortesia do restaurante, mas neste que a gente foi almoçar ontem, Schatz comeu um e quando pedimos a conta, o ovo estava lá (nos cobraram 0,90 cents). Achei meio carinho – se você parar para pensar, nossa caixinha com 6 ovos (bio, que tende a ser mais caro) custa mais ou menos 2,5 euros, o que resultaria em mais ou menos 40 cents cada ovo. Calma, galera! Não fiz barraco por causa de 0,90 cents, mas não pude deixar de pensar em tudo isso.

Tem uma brincadeira com os ovinhos (só dá para brincar de duas pessoas): cada um pega um ovo com a ponta virada um para o outro

Não precisa encostar, até porque a brincadeira é as duas pessoas baterem as pontas dos ovos e ver qual ponta quebra. O dono do ovo que quebrou primeiro, perdeu.

Coincidentemente, Schatz perdeu porque o dele quebrou mais que o meu (ele era o azul)!

Eu sei, é bobinha, mas vocês querem sentir a páscoa ou não? 😛 Aliás, como é realmente a páscoa na Alemanha? Se for pensar nos ovos de páscoa “legítimos”, não é muito bacana não! Aqui também tem ovos de chocolate, mas não tem ovos feitos com os chocolates mais famosos daqui (você nunca vai encontrar, por exemplo, um ovo de páscoa tamanho 15 de um milka). Eu nunca vi, pelo menos. É mais comum você ver/receber um chocolate no formato de um coelhinho, que pode ser da Milka, mas um coelhinho. Agora, se você for pensar na páscoa em si, como uma comemoração, aqui é bem legal! Sabe quando chega dezembro que para todos os lugares que você olha, você sente o natal? A Páscoa aqui é igualzinha: você sente que chegou. As árvores no jardim ficam cheias de ovos de galinha decorados, a casa recebe decoração, os restaurantes presenteiam (ou cobram no final) com ovinhos… Você enxerga a páscoa em todos os lugares e isso eu achei muito gostoso!

Foto de ovos de galinha decorados:

Eu tirei esta foto em uma loja que estava cheia de gente e não tinha nenhuma vendedora livre para eu perguntar se podia tirar foto. Por não saber, tirei bem rápido só para colocar aqui e não tirei de mais nenhum com decoração diferente, mas se você entrar no google.de e colocar ostereierbaum aparecerão várias árvores decoradas!

Quanto à quaresma, alguns alemães também fazem. Uma amiga não podia beber nada alcoólico (difícil na Alemanha) e não podia comer chocolate também. Quando ela me falou isso, contou uma história bem interessante: há muito tempo, os monges bávaros, procurando uma forma de poder beber cerveja durante a quaresma, inventaram uma cerveja extra forte e colocaram em um barril sem cuidado nenhum para manter a cerveja boa para consumo (foi de propósito). Eles pegaram este barril cheio com a cerveja extra forte e enviaram para o Vaticano (Papa) juntamente com uma carta perguntando se ele autorizava o consumo desta nova cerveja no período da quaresma. O plano dos bávaros deu certo: quando a cerveja chegou até o Papa, ela estava horrível, podre, o que fez com que ele autorizasse seu consumo. Até hoje encontra-se esta cerveja (Fastenbier – cerveja da quaresma) por aqui!

Termino o post desejando uma boa viagem/chegada para a Anoca e, é claro, uma ótima páscoa para todos vocês!

Beijos, queridos!

P.S.: hoje nevou a manhã inteira aqui. Já começo a me questionar se eu realmente aguento um inverno europeu inteiro (sempre fujo pro verão no Brasil). Estamos em abril, gente! Era pra ser primavera!