Chegou a hora da primeira viagem de 2015! Quarta-feira cedinho Schatz e eu embarcaremos para a Tailândia. Ficaremos quase 3 semanas por lá e já sonho com essa viagem desde outubro/2014, quando reservamos hospedagens e vôos. Ontem nossos amigos alemães (que viajarão com a gente) mandaram foto das malas prontinhas. Nem respondi para não apavorá-los: a verdade é que nem comecei a arrumar a minha! Vai ser difícil explicar que tem sangue baiano* correndo pela minha veia, que a mala já está praticamente despachada de tão pronta que está na minha mente. Hoje (ou amanhã?) vai tudo para a mala “da vida real” e dará tudo certo – sempre dá!

Bom, o post de hoje é para ajudar a planejar uma viagem à Tailândia. O que levar? Qual o melhor período para ir? Onde trocar dinheiro? Colocarei tudo o que eu descobri até agora e, claro, o que eu descobrir – além do que estiver escrito aqui – durante as 3 semanas que ficarei por lá, acrescentarei neste post. Vamos começar?

viagem à tailândia

Quando é o período de chuva na Tailândia?

Evite viajar em maio e setembro. Se você for para a costa leste, evite outubro, novembro e início de dezembro. Já deu para perceber que o período de monções (chuvas) na Tailândia depende muito do seu destino, né? É bom verificar antes! Viajar durante esses meses também é mais barato porque é baixa temporada. Isso não significa que se você viajar em outubro, por exemplo, você pegará chuva todos os dias das suas férias. Só significa que as chances são grandes e que você vai depender de sorte.

Então qual é o melhor período?

Meados de dezembro até março. O ideal é fevereiro, por isso planejamos nossa viagem desde outubro do ano passado: por ser o melhor mês, é alta temporada, portanto, mais caro! Abril é um mês bom também, mas o calor é de rachar! Curiosidade: o ano novo de lá (o famoso “Festival da Água”) é comemorado no dia 13 a 15 de abril. Sim, são 3 dias de festa!

Brasileiro precisa de visto para a Tailândia?

Não precisamos de visto para viagens com duração de até 30 dias. Se você não está indo a turismo e/ou ficará mais de 30 dias, se informe na Embaixada da Tailândia da sua cidade!

O que levar na mala?

É importante levar em conta o período da sua viagem, o que você planeja fazer por lá e se você vai com crianças, por exemplo. Nós somos um casal de mergulhadores sem filhos. Por não saber o seu perfil e eu quero ajudar todo mundo que está lendo, vou colocar uma listinha do que você deve levar – independente do seu perfil. A lista abaixo é do que todo mundo que for fazer turismo (por até 30 dias) precisa ter na mala:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Reservas do(s) hotel(éis) e passagens;
  • Seguro-saúde;
  • Vacina contra febre amarela;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito (aquele pré-pago para viagem, sabe?) e dinheiro vivo (veja “Outras dicas” abaixo);
  • Sarong – algo parecido com nossas cangas de praia. É importante levar para amarrar como se fosse uma saia longa (homens também!) porque em vários lugares não é permitida a entrada de pessoas que estejam usando shorts/saias/bermudas. Levarei mais de uma para colocar nos ombros – na verdade, quero comprar uma típica por lá!
  • Repelente não pode faltar – principalmente se você for fazer o passeio com elefante!
  • Protetor solar.

Outras dicas

  • A moeda tailandesa é chamada “Baht”. Pelas minhas pesquisas, o melhor a se fazer é levar o dinheiro e trocar na Tailândia (dólar ou euro). É muito raro algum lugar aceitar moeda estrangeira, então o ideal é trocar um pouquinho da sua moeda por Baht no aeroporto e depois procurar alguma casa de câmbio ao chegar na cidade de destino. Meu caso: vou começar por Bangkok. Trocarei um pouco de euro no aeroporto de Bangkok (para pagar o táxi, por exemplo) e no hotel eu perguntarei sobre uma casa de câmbio, onde trocarei uma quantia maior.
  • É importante levar cópia dos passaportes e guardar em lugares diferentes (o original fica no cofre do hotel, a cópia na bolsa/doleira/mochila). Assim você fica mais protegido em caso de eventuais furtos durante um passeio.

Atualizo este artigo conforme for descobrindo mais coisas, ok?

*Quando eu falo “sangue baiano”, entendam “sem stress” (eu me orgulho por ter sangue baiano).

Agora é com você: já visitou a Tailândia? Tem mais dica para gente?