Pergunta do Paulo Monteiro

Oi, Letícia. Tenho usado bastante o seu ótimo blog para organizar minha viagem. (…) Tinha duas dúvidas: uma sobre Internet móvel, que já consegui entender (…) A outra dúvida é a que me procupa mais: a mala! (…) tenho olhado as previsões e a temperatura poderá variar de 22 graus em Viena à 4 graus em Praga 😮 !!! Sei que é difícil, mas uma sugestão de alguém que mora é sempre importante, e como já vi que você gosta muito do outono (sigo você no Instagram), achei que poderia me ajudar! Aliás, faço essa sugestão para o seu já impecável blog: sugestões de malas para as estações, já que aí são tão bem definidas! Parabéns pelo seu trabalho por aqui!!!

Para quem ainda não sabe sobre internet móvel, fiz post sobre o fim do valor cobrado pelo roaming na Europa! Agora vamos para segunda pergunta: mala pro outono. Paulo e demais leitores com a mesma dúvida: mala pra primavera e outono são mesmo as mais difíceis de serem feitas. E é complicado também falar o que vocês devem trazer na mala porque por mais que as estações sejam bem definidas por aqui, cada ano é uma novidade em relação ao tempo. Este ano, por exemplo, outubro está um mês super quente (em comparação com o que normalmente é). Ontem eu saí para almoçar com uma amiga, usei somente uma blusa de manga comprida e passei calor! Nem levei jaqueta nem nada. Isso definitivamente não é comum para meados de outubro. Primavera é outra estação incerta: embora não seja muuuito comum, podemos ter até neve – como aconteceu este ano em abril.  Mas claro que posso dar algumas dicas!

 

O que não pode faltar na mala pro outono (também serve pra primavera):

Jaqueta tipo de couro (meia estação), calça jeans, blusas com manga comprida e um lenço para usar à noite ou em dias mais frios. Se fizer frio, é só colocar a blusa de manga comprida + jaqueta. Se não fizer muito frio, apenas jeans + blusa comprida já serão suficientes. E aí você vai fazendo combinação conforme sua percepção da temperatura – que vai variar bastante de acordo com o estado onde você mora: cariocas são mais sensíveis ao frio daqui do que os gaúchos, por exemplo.

Como eu disse antes, são as estações mais incertas porque a primavera é o frio indo embora e o calor chegando; já o outono é o contrário: frio chegando e o calor indo embora. Por isso podemos ter um dia frio seguido de dia quente e vice-versa. Além dos pontos do parágrafo anterior, tragam também um casaco mais pesado. Pode ser que você não necessite dele, mas é sempre bom ter na mala. A única estação que com certeza você não vai precisar de casaco pesado é o verão – em qualquer outra você tem chance sim de usá-lo! Você pode optar por não trazer (no outono ou primavera) e deixar para comprar aqui se sentir frio, mas essa já é escolha de cada um.

Fiz uma listinha pra vocês imprimirem como forma de auxílio na hora de fazer a mala. Muito provavelmente você vai trazer coisas além das descritas abaixo porque eu coloquei apenas os itens essenciais em qualquer mala. Coloquei também o desenho da folha típica do outono para vocês saberem o que não pode faltar especialmente em viagem durante o outono. Lembrando que nada impede eu ter me esquecido de algo. Caso você tenha se lembrado de algum item que não esteja na lista, coloque aqui nos comentários que eu a atualizo, ok? 🙂

Mala pro outono e inverno

Por fim, gravei um vídeo contando como é o sapato ideal para o outono e aproveitei o gancho pra contar sobre o sapato ideal pro inverno! Mostrei os que eu geralmente uso, inclusive uma galocha (primavera e outono costumam ser épocas chuvosas). Espero que gostem!

Save

Save