Aconteceu o que todos nós esperávamos há muito tempo: acabou roaming na Europa! Vai entrar em vigor amanhã, dia 15/06/17 e isso significa que se você comprar um chip em algum país da Europa, o plano contratado vai servir para outros países europeus! Você não vai mais precisar ficar comprando internet em cada país que visitar. Beleza, né? Sim, já é um belo avanço, maaaas há alguns pontos importantes que merecem cuidado.

Há duas semanas, quando eu anunciei essa novidade no instagram (@vivaviena), recebi uma ótima pergunta:

Sério? Isso quer dizer que eu posso ligar daqui de Viena para Alemanha e vai contar como uma ligação dentro da Áustria?

Não! O que o fim do roaming quer dizer é que se eu que moro na Áustria e viajo para a Alemanha, poderei usar meu plano de celular normalmente, como eu usaria se estivesse na Áustria. Alguém que mora na Alemanha ou qualquer outro país europeu* poderá viajar para outros países do velho continente fazendo ligações, mandando mensagens e usando internet como se estivesse no país onde mora. E até aqui existe um “mas”: o fim do roaming na Europa não envolve todos (nem somente) os países da Europa. Contraditório, eu sei. Envolve somente os países da Zona 1. Outra questão importante: há um limite estipulado pela operadora. A minha operadora é a UPC e eu tenho um pacote com 15GB de internet. Quando eu estiver em um outro país da Zona 1, só poderei usar 3GB sem gastar nada a mais. Após os 3GB, pagarei excesso mesmo tendo mais 12GB disponíveis no meu plano. Claro que uma pessoa com um plano mensal maior, vai ter direito a usar mais dados. Alguém com plano menor, menos dados. O importante aqui é saber que você não vai ter direito a usar toda a internet do seu plano quando estiver em outro país da Europa, mesmo com o fim do roaming.

Quais países fazem parte da Zona 1?

Açores, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Guiana Francesa, Gibraltar, Grã-Bretanha, Grécia, Guadalupe, Holanda, Hungria, Ilhas Canárias, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Madeira, Malta, Martinica, Noruega, Polônia, Portugal, Reunião, Romênia, São Bartolomeu, St. Martin, Suécia, República Tcheca.

Ok, isso para quem mora na Europa. E para turista com cartão pré-pago? Como vai funcionar?

Do mesmo jeito. Então pense bem na quantidade de dados que você vai comprar porque ela vai valer para outros países da sua viagem! Dica: na Áustria a internet é muito barata. Se puder deixar para comprar aqui, você vai economizar bastante!! Onde? Drei, UPC, T-Mobile…

Pelo que eu tenho lido, cada operadora pode trazer pequenas diferenças. Compartilho com vocês as informações que recebi da minha (UPC). Qual informação a sua operadora te passou a respeito do fim do roaming?