Se é a sua primeira viagem ao continente europeu, você provavelmente tem um certo receio de ser barrado no controle de passaporte. Não por estar na iminência de fazer algo errado e sim porque já escutamos tantos casos de pessoas que, sem motivo aparente, tiveram que voltar para suas casas sem curtir a viagem… É normal ter medo. Ainda mais depois de enfrentar várias horas de voo (e ter pago a maior parte de um passeio que tinha tudo para ser incrível). É injusto um turista ser barrado! Concordo contigo.

Provavelmente alguém já te perguntou se você conhece alguém que mora na Europa e te deu um famoso conselho:

“Pede para o seu amigo/familiar te fazer uma carta dizendo que ele vai te receber! Aí é muuuuuito mais tranquilo passar pelo controle!”

O que é essa carta?

Ela se chama carta-convite e funciona assim: você quer ir para o país X visitar um amigo ou um familiar. Este amigo/familiar escreve uma carta-convite para você imprimir e levar na sua viagem. Se o policial perguntar aonde você vai ficar, você responde “na casa de um amigo/familiar” e entrega a carta-convite.

O que deve conter na carta-convite?

Seu amigo ou parente deverá escrever um documento (no word mesmo) dizendo que você (seu nome completo), portador do passaporte X (teu número de passaporte), está indo visitá-lo na cidade X, país Y, do dia X até o dia Y. É importante o seu amigo/parente colocar os dados dele e anexar cópia do passaporte. Ah, lembrando que ele(a) tem que residir, ou seja, ter residência fixa no determinado país. Isso não significa que se eu, residente na Áustria, fizer uma carta-convite para algum amigo ou familiar, este amigo só possa visitar a Áustria. Meu amigo ou parente poderá visitar a Europa inteira se ele quiser! A minha carta significa, basicamente, que eu sou o contato do amigo turista – praticamente o responsável por ele.

Ela é realmente necessária?

Ao meu ver, não. Ela é um placebo. O turista de primeira-viagem está com medo de passar pelo controle, tem uma pastinha com todos os documentos necessários: reserva de todos os hotéis, passagem de ida e volta, passagens internas, seguro-viagem, cópias do passaporte, comprovante de que pode se manter durante a viagem, etc, etc. A carta-convite é, na verdade, uma segurança a mais para o turista. A verdade é que se o policial achar que ele está mentindo e que planeja vir como turista para ficar ilegal, ele vai ser barrado com carta-convite escrita até pelo Papa. Não venha para ficar ilegal. É contra a lei, óbvio, e – mais importante ainda – é errado. O “errado”, meu amigo, é universal: é errado na Áustria, no Brasil e em qualquer lugar.

Mesmo que eu julgue a carta-convite como desnecessária, se ela pode trazer tranquilidade para quem está vindo, por que não fazer? Se algum amigo ou familiar seu estiver precisando, este é o meu modelo de carta-convite:

Detalhe: é bom escrevê-la em inglês por ser a língua universal.

Modelo de carta-convite

Letter of Invitation for NOME COMPLETO DO TURISTA

Dear Sir/Madam,

NOME COMPLETO DO TURISTA, holder of Brazilian passport number NÚMERO DO PASSAPORTE DO TURISTA‏, has been invited by myself, NOME DO RESIDENTE NO EXTERIOR to come visit us in our apartment in NOME DA CIDADE NO EXTERIOR on DATA DA VIAGEM DO TURISTA. I am NACIONALIDADE DO RESIDENTE NO EXTERIOR currently living in CIDADE NO EXTERIOR. We will host him/her in our home until he/she returns to Brazil.

NOME DO TURISTA is visiting as tourist and shall support himself/herself financially while here.

Our contact information is attached below, along with my passport.

NOME COMPLETO DO RESIDENTE NO EXTERIOR

Adress: ENDEREÇO DO RESIDENTE NO EXTERIOR

Phone: TELEFONE DO RESIDENTE NO EXTERIOR

Thank you for your attention to this matter.

Sincerely,

(este espaço em branco é para caber a assinatura* do residente no exterior)

NOME DO RESIDENTE NO EXTERIOR

* Para a carta-convite ter validade, a pessoa que mora no exterior deve imprimir a carta com tudo preenchido conforme ensinado acima e assinar no espaço em branco indicado. Depois é só escanear a carta assinada, escanear também o passaporte e mandar tudo isso para o amigo/parente turista.