Pergunta da Imperatriz Thaís Fongaro pelo instragram

Letícia, como foi recebida a notícia referente à carne brasileira já que a UE é grande importadora da nossa carne?

Excelente pergunta da Thaís. Acredito que você possa ter a mesma dúvida!

Bom, a notícia que saiu nos jornais europeus é, claro, a mesma notícia que saiu no Brasil: falaram sobre os 21 frigoríficos que estão sendo investigados, que por anos os produtores brasileiros venderam carne estragada acrescentando até ingredientes cancerígenos com a finalidade de mascarar o mau cheiro e além de tudo isso ainda podem ter colocado batata, água e até papelão nesses produtos. Triste!

Mas disso você já sabe. Imagino que você esteja mais interessado em saber se a UE está discutindo mudanças na importação da nossa carne e a resposta é sim. Segundo os jornais que tenho acompanhado, a União Europeia quer uma garantia do Brasil de que não receberá nenhuma carne vencida e também anunciou não importar mais carnes dos 21 frigoríficos que estão sendo investigados.

Também disseram que alguns países não-europeus já decidiram parar – provisioriamente ou parcialmente – a importação da carne brasileira. Esses países são, entre outros, o Chile, Coréia do Sul e China.

Enrico Brivio, porta-voz da Comissão Europeia para assuntos de Saúde, pediu para que todos os Estados-membros da União Europeia tenham mais cautela na importação de produtos brasileiros à base de carne e também que aumentem o controle na alfândega.

Fontes: Neue Zürcher Zeitung (Suíço) / Der Tagesspiegel (Alemão)