O Natal já está chegando e quero compartilhar com vocês alguns costumes austríacos para essa data tão especial! Algumas podem soar como normais, mas tenho certeza de que outras serão novidades. Afinal, cada cultura é única, não é mesmo? Vamos começar? 🙂

Eles comemoram cada advento

Advento corresponde aos quatros domingos que antecedem o Natal. Os austríacos compram quatro velas e cada domingo acendem a quantidade equivalente ao advento. Por exemplo: no primeiro advento, uma das velas é acesa; no segundo advento, duas velas são acesas; no terceiro advento, três velas são acesas e, por fim, no quarto advento, as quatro velas são acesas (por poucos minutos, geralmente o tempo para oração).

costumes austríacos
Velas acesas para o Advento (foto daqui!)

Compram ou fazem um calendário do advento!

Esse calendário é especialmente bacana para as crianças. É um calendário do mês de dezembro com contagem regressiva até o Natal e todos os dias a criança recebe uma lembrancinha diferente! Várias marcas de chocolate fazem esse tipo de calendário (aí cada dia tem um chocolate da marca), mas alguns pais preferem fazer um próprio para seus filhos e a ideia principal permanece: cada dia, uma lembrancinha diferente para a criança participar da contagem regressiva para o grande dia!

costumes austríacos
Uma lembrancinha para cada dia! (Foto daqui)

Também tem calendário de advento para adultos: com cerveja!

Adquirem a árvore de Natal

É hora de ir atrás da árvore de Natal! Aqui são pinheiros de verdade cortados em vários tamanhos. Claro que cada um escolhe o mais adequado ao seu estilo e/ou tamanho da casa. Sabia que os austríacos só começam a decorar a árvore na tarde do dia 24/12? Até lá ela permanece sem decoração nenhuma!

costumes austríacos
Escolher árvore de Natal

 Fazem biscoitinhos natalinos

Chegou a parte boa: fazer os deliciosos biscoitinhos natalinos com direito a glacê e tudo!

 

costumes austríacos
Foto daqui!

Apertam o play!

Toca muita música natalina nas rádios. Uma que eu escuto muito é Last Christmas:

 

Eu adoro! hahahaha Acho a cara do Natal daqui e entro no clima! Outra que é impossível não escutar/cantar nos encontros familiares é O Tannenbaum. Adoro também!

 

Por falar em música, você sabia que “Noite feliz” foi escrita aqui na Áustria em 1818? 😀

Desejo um feliz Natal para você e para sua família!