Página principal / Pergunta do leitor / Pergunta do leitor: Horários de funcionamento do metrô em Viena
funcionamento do metrô em viena

Pergunta do leitor: Horários de funcionamento do metrô em Viena

Pergunta da Imperatriz Márcia

Olá, Letícia! Por favor, você sabe se o metrô funciona durante a madrugada na virada do ano?
Se não, sabe me dizer se é fácil tomar um táxi de madrugada para voltar ao hotel, na virada?
Obrigada.

 

Funciona durante a madrugada na virada do ano sim, Márcia! O metrô de Viena funciona 24 horas aos finais de semana – de sexta para sábado e de sábado para domingo – e em vésperas de feriados. Como o dia 1° de janeiro é um feriado, o metrô funcionará a noite toda do dia 31 de dezembro. O intervalo entre um vagão e outro é de 15 minutos. Este intervalo de tempo é bem maior do que durante os dias típicos.

Aproveitando o assunto…

Horário de funcionamento do metrô em Viena (dias normais)

Em dias normais, o funcionamento do metrô de Viena se inicia, mais ou menos, às 5 horas da manhã e continua até meia noite. Normalmente, o tempo de espera entre um vagão e outro é de no máximo 6 minutos. Este é o funcionamento do metrô! Os trens de superfície e ônibus funcionam em horários diferentes e encerram as atividades bem antes do metrô.

Por outro lado, há também os ônibus noturnos. Eles funcionam entre 00:30 e 5 da manhã. Como o tempo de espera é em torno dos 30 minutos, eu peguei o ônibus noturno pouquíssimas vezes e acabei sempre dando preferência ao metrô por dois motivos principais: (1) o tempo de espera será menor e (2) o inverno me acostumou a fazer isso. É bem melhor esperar 15 minutos no quentinho da estação de metrô do que no frio do ponto de ônibus, certo? 🙂

Quanto ao táxi, você só pode pegá-lo nos pontos de táxi. Em Viena nenhum taxista vai parar se você fizer sinal com a mão no meio da rua! Ou você terá que encontrar um ponto de táxi perto de onde você esteja ou deverá ligar para alguma empresa e chamar um. Quando eu preciso, sempre peço da empresa 31100 (tel:+43 1 31300). Nunca me deixou na mão, já decorei o número e é fácil pedir pelo aplicativo (31100 – somente para android). Claro que é somente uma dica! Qualquer outra empresa fará o mesmo serviço!

 

Quer ver mais dicas e seguir meu dia-a-dia? Siga o vivaviena no Instagram! Para não perder nenhum post, curta a página Viva Viena Áustria no Facebook! Cansado de ler e quer dicas em vídeos? Simples: se inscreva no canal www.youtube.com/vivavienabr!

 

Sobre Letícia Diethelm

Amo Viena e não gosto da torta Sacher. Sim, é possível!

Veja também:

restaurante bom e barato em viena

Palácio Belvedere, passeio de carruagem, restaurante bom e barato em Viena

Pergunta do Imperador Marcio Olá, Letícia! Tudo bem? Já lhe sigo no instagram e gosto ...

Um comentário

  1. Como sempre, adorei o post. Achei super esclarecedor, até pra alguém como eu, que já mora em Viena há um tempo. Não sabia que táxis não paravam quando damos sinal na rua, por exemplo. E como você comentou dos ônibus noturnos, me lembrei de algo que sempre quis saber, além das linhas especiais de ônibus noturnos a Wienerlinien também oferecem o que eles chamam de ASTAX. Mas o que é ASTAX e como funciona? Um motorista de ônibus certa vez tentou me explicar, mas com meu alemão torto só entendi que as pessoas têm que ligar pra um número pra pedir esse tal de ASTAX. Obrigada Leticia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *