Caso você queira experimentar um típico café da manhã vienense em alguma cafeteria, você provavelmente vai receber uns dois ou três tipos de pães, queijos e presuntos. Em “pães” está incluso um croissant. Além disso, geléia, manteiga e uma pequena porção de frutas ou um bolo com frutas. Para quem não sabe, austríacos (e alemães também) passam primeiro a manteiga no pão e depois a geléia. Sim, por cima da manteiga. Estranhei no início, mas tudo bem. Eles também estranharam quando peguei um pedacinho do pão, passei manteiga e comi. Peguei outro pedacinho, passei geléia e comi. Então ficamos quites. Na verdade, o placar final foi 1 x 0 para mim, porque fui mente aberta e experimentei comer esse quase-Big Mac à la Áustria. Gostei? Gostei. Levei pro meu dia-a-dia? Como sempre digo: tudo tem limites. Ainda prefiro comer um pão só com geléia ou só com manteiga.

Outro alimento que não pode faltar de jeito nenhum: ovo. O ovo que traduz a palavra “perfeição” aqui é a clara durinha-inha (duas vezes “inha” porque a parte mais próxima da gema fica um pouquinho mole) e a gema mole, o que eles chamam de “3-Minuten Ei”. Isso significa que ele foi cozido por três minutos. Já vi plaquinha em hotel escrito “3-Minuten Ei”! Agora vocês sabem que significa ovo com a gema mole.

E como se come sem fazer lambança? Quase todas as casas austríacas ou alemãs têm um conjunto de porta-ovo:

café da manhã vienense

Alguns têm a prática necessária para cortar a tampinha do ovo sem quebrá-lo todo como acontece sempre que eu tento. Obrigada por me salvar em cafeterias e casas de amigos, Schatz!  Outros não têm prática, mas um aparelho específico para fazer cortar a tampinha. Que, aliás, nem vou falar o nome porque vocês vão achar que é que pegadinha de 1° de abril. Gente, primeiro a foto desse trem:

café da manhã vienense
É esse aí na frente do ovo!

Agora o nome. Acreditem em mim, porfa! É sério. Esse aparelhinho se chama:

Eierschalensollbruchstellenverursacher

A tradução seria “o que causa o ponto de ruptura na casca do ovo”. Ele cria uma região frágil no ovo que é exatamente onde a casca deve quebrar. Bacana, né? Tem vários modelos, mas o da foto tem um saleiro e pimenteiro na ponta.

Funciona assim, ó:

Primeiro você coloca o Eierschalensollbruchstellenverursacher (tem apelido não? Armaria!) em cima do ovo…

café da manhã vienense

Depois você segura com uma mão para manter no lugar da foto acima e com a outra mão você puxa só o topo (no caso, essa parte oval onde é saleiro e pimenteiro):

café da manhã vienense
Me preparando!

Depois de puxar, você vai ouvir um pequeno estalo e está pronto! A tampa do ovo sairá certinha. Ah, corre o risco de ficar presa dentro do Eierschalenetc (a abreviação ficou boa? hahaha), mas sai fácil!

Resultado:

café da manhã vienense

 

E se na casa dos seus amigos não tiver um desses? O que fazer? Das duas uma: ou você compra um e leva ou fala que não quer ovo. Pelo menos até eu descobrir a técnica de cortar com a faca para colocar aqui no blog. 😛

PS: peço desculpas pela qualidade das fotos. Fomos convidados para tomar café da manhã na casa de amigos e todos esperaram a gringa aqui fazer as fotos – algumas pedi para Schatz tirar -, o que me deixou levemente sem graça. Nem peguei a máquina, foi com o celular mesmo. Agravantes: todo mundo me olhando, pressa e fome. Aí já viu!

Mais um PS: muito comum ter espumante no café da manhã vienense! Não se assustem! 🙂

Aproveito para deixar o café do Motto am Fluss como dica. Excelente!

Beijos, queridos!!