Recebo muitas perguntas de leitores preocupados com o dress code, ou seja, com que roupa deve ir ao assistir um concerto em Viena.

Viena é famosa pela música e também pela elegância nos bailes. Repito: nos bailes. As mulheres vão com seus vestidos longos e homens de smoking, todo mundo super bem vestido. Vários hoteis têm até um espaço no guarda-roupa do quarto para que seus hóspedes guardem tais trajes. Por isso, acho totalmente normal essa preocupação dos leitores. Então, vamos responder sua pergunta? Minha resposta vai te surpreender!

♪ Com que roupa eu vou? Para a ópera que você me convidou! ♪

Com qualquer uma! Notícia boa em plena segunda-feira, hein, minha gente? Claro que quando eu falo “qualquer uma”, tem que observar o bom senso. O que eu quero dizer com isso é o seguinte: você quer assistir a um concerto de ópera. Não dá para ir de short, havaiana e blusa regata, certo? Isso é o bom senso.

Quer comprar ingresso para ópera? Clique aqui (site em português)!

Meu conselho – tanto para os homens quanto para as mulheres – é o seguinte: vá como se fosse a uma colação de grau no Brasil. Portanto, a roupa ideal para as mulheres seria vestido mais comportado (pode ser curto, pode ser decotado, mas sempre observando o bom senso. O vestido pode ser até um pouco acima do joelho, mas não é muito legal ir com vestido super curto) ou também calça jeans e uma blusa mais bonitinha. Sim, pode ir com calça jeans sem problema algum! Sinceramente? Quem vocês acham que mais frequentam as apresentações musicais aqui em Viena? Turistas ou quem mora na cidade? Claro que são os turistas! Essas apresentações são feitas para os turistas e não faz sentido barrar alguém na porta porque não está com vestido longo ou smoking, até porque nenhum austríaco vai esperar que alguém preparado para fazer um tour pela Europa vai trazer esse tipo de roupa na bagagem. Resumo: se lembra da roupa que você usou na colação de grau da sua prima? Coloque ela na mala e venha sem medo!

Letícia, não se usa traje social em nenhum lugar em Viena? Essa história de glamour puro é mito?

Para quem vai assistir a um concerto de ópera, sim, é mito. Mas essa história de glamour puro é realidade em uma outra famosa festa: nos bailes de Viena. Se você vier para o conhecidíssimo baile de Ano Novo ou para qualquer outro baile, você vai usar aquela parte reservada para vestidos longos no armário do hotel. Aí sim é proibido ir com outra roupa que não seja traje social.

Eu comparei concerto de ópera com colação de grau, né? Então veja o baile como uma festa de formatura onde todos os convidados (ou quem comprou convite*) são os formandos. E se você é o formando, tenho certeza que você vai querer caprichar no traje!

*Os bailes não são exclusivos para celebridades e convidados. É possível comprar ingresso se você se planejar com antecedência. Para o baile de Ano Novo, por exemplo, tem que comprar um ano antes! É como se fosse carnaval de Salvador: acabou o evento? No mês seguinte já começam as vendas para o próximo ano. 

Você já foi a um concerto aqui em Viena? Com que roupa você foi? Se sentiu bem com essa roupa ou escolheria outra diferente?