O clichê “tudo tem o lado bom e o ruim” é, assim como todos os outros, verdadeiro. Afinal, um clichê não ganha esse título à toa. É a verdade sendo repetida várias e várias vezes. O difícil é encontrar o lado ruim quando o assunto é viagens, né? Mas pode acreditar: ele não só existe como tem nome e sobrenome: jet lag.

Sabe aquele sentimento de estar se esquecendo de algo ao arrumar a mala para a viagem? Ah, como seria ótimo se pudéssemos nos esquecer do jet lag em vez de imprimir a reserva do hotel!

Letícia, o que é o tão temido jet lag?

Você já viajou para um lugar tão longe que deixou seu relógio biológico completamente alterado? Você finalmente chegou ao seu destino de viagem, já era noite e você simplesmente não estava com sono. Ao olhar no relógio, percebeu que no país onde você mora era dia. Resultado? Uma insônia daquelas! Sem contar o horário de alimentação. Pode sentir fome durante a madrugada e é absolutamente normal. Seu corpo precisa de um tempo para se adaptar ao novo cotidiano, mesmo que só dure poucos dias ou semanas. Esse intervalo de tempo entre chegar ao país de destino e se adaptar ao horário local é o conhecido jet lag.

Embora seja rápida essa adaptação do corpo (normalmente dois ou três dias), é um período chato porque você pode sentir dores de cabeça e, bom, ter insônia em uma viagem não é o ideal! A notícia boa é que podemos fazer algo para ajudar o corpo a acelerar esse processo de ambientação.

Dicas para evitar jet lag!

  1. Mantenha-se acordado. Por mais difícil que seja, tente dormir somente à noite do local onde você está. Se você chegar durante o dia e estiver muito cansado, durma por no máximo 20 minutos e espere para descansar direito à noite;
  2. Coma no horário certo. Se for horário de almoço, almoce, mesmo que no seu país seja horário do café da manhã. Comer as refeições corretas de acordo com o horário vai ajudar seu corpo a se adaptar mais rápido ao novo cotidiano. Caso você esteja com muita fome fora dos horários, coma uma fruta ou algo pequeno para não atrapalhar as refeições principais.
  3. A luz do dia ajuda. E muito! Isso porque a luz tem ligação direta com a produção de melatonina no corpo. Quanto mais escuro é o ambiente, mais melatonina produzimos e ficamos com a sensação de cansaço. Então a luz do dia será importante para acelerar o metabolismo e impedir que seu sono chegue antes da hora.

Para uma ajuda extra, veja o site chamado Jet Lag Rooster. Nele você coloca a cidade onde você mora, a cidade para onde você vai, horário de saída, de chegada e que a horas você normalmente dorme e acorda. Eles vão juntar essas informações para te mostrar o melhor horário para pegar luz (de preferência natural, mas pode ser artificial também) e o período ideal de sono.

Mesmo que a gente não queira, o jet lag é nosso parceiro de viagem (longa). Já que nós não temos escolha, o mais sábio é amenizar a presença desse mala sem alça.

Este post foi escrito por mim e publicado no O Nome Disso é Mundo