Página principal / Curiosidades / 5 filmes gravados em Viena
filmes gravados em viena

5 filmes gravados em Viena

Viena foi cenário escolhido para cenas de muitos filmes. Alguns são internacionalmente conhecidos, outros, apesar de famosos, há quem não conheça. Vamos conversar sobre cada um da lista de hoje e no final me conte nos comentários se você já assistiu a algum deles!

Veja 5 filmes gravados em Viena

1.Missão Impossível 5:  este é o filme mais recente gravado aqui em Viena. A première foi na Ópera com a presença do Tom Cruise. Eu pretendo colocar a sinopse dos filmes, mas “Missão Impossível” dispensa qualquer comentário. Ele com certeza está na categoria “Internacionalmente conhecidos” que falei acima. Veja o trecho do filme gravado na Ópera:

 

2. Antes do Amanhecer: mais um para a lista do “todo mundo conhece”! Esse filme tem um diálogo incrível e acontece em Viena. Jesse e Celine passearam pelos museus gêmeos (vocês me seguem no instagram? Já mostrei praticamente todos os lugares por onde eles andam), pegaram transporte público e deram o primeiro beijo em um dos vagões da roda-gigante do Prater.

+ Leia mais sobre a roda-gigante e o Prater

Sinopse: Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

Encontrei esse trecho em português, veja só:

 

3. O Terceiro Homem (Der Dritte Mann): este é menos conhecido internacionalmente, mas é muito famoso por aqui. Ganhou Oscar de melhor fotografia, melhor direção, melhor montagem e melhor edição. Também foi para o Festival de Cannes e venceu! Não existe um austríaco que não conheça este filme. Uma curiosidade: se você é fã do filme, não perca o “Dritter Mann Tour” – um passeio subterrâneo aqui em Viena que fará você se sentir no filme.

Sinopse: Um escritor americano chega a Viena após a Segunda Guerra Mundial e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto em circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.

 

4. Um Método Perigoso (A Dangerous Method): demorou para aparecer um filme com o Sigmund Freud, não? 🙂 O famoso psicanalista nasceu em uma cidade que hoje em dia pertence à República Tcheca (antes fazia parte do “Império Austríaco”). Ele tinha nacionalidade austríaca e ainda pequeno se mudou para Viena. Aqui morou grande parte da sua vida. Como ele era judeu, precisou fugir para Londres, onde faleceu. O consultório-casa dele aqui em Viena virou museu, mas já adianto: o divã está no museu do Freud em Londres!

Sinopse: O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley), sob influência de seu mestre e futuro colega, Sigmund Freud. Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

 

 

5. Caça às Bruxas (Season of the Witch): não vi este filme ainda. Tenho problemas sérios quando o personagem principal é o Nicolas Cage. Vocês já assistiram ao filme “O Sacrifício”? Gente do céu, é o pior filme que eu já vi na vida. Fiquei traumatizada (exagero nosso de cada dia) e se eu vir que tem Nicolas Cage atuando, eu já torço o nariz. Se você já assistiu “Caça às Bruxas”, me conte se você gostou. Quem sabe sua indicação me dá ânimo? 🙂 A peste negra faz parte da história do filme e Viena realmente sofreu muito com a doença, perdendo grande parte da população. São Carlos Borromeu é considerado o santo curador da peste e tem uma igreja aqui em Viena chamada “São Carlos” em homenagem a ele.

+ Leia mais sobre a história da igreja São Carlos (Karlskirche)!

Sinopse: Behmen (Nicolas Cage) lutou por vários anos nas Cruzadas, perdeu batalhas, amigos e também a fé. Ao desistir de ajudar a Igreja em sua luta pelo poder, ele só encontra devastação, fome e a peste negra. Ao lado de seu fiel escudeiro Felton (Ron Perlman), ele torna-se inimigo dos governantes, mas acaba recebendo uma missão que pode liquidar seus débitos: levar uma jovem, suspeita de ser uma bruxa, para um monastério distante. Mas o caminho será bastante tortuoso e mesmo antes de chegar ao destino, eles descobrirão que estão diante de forças sobrenaturais e que o mal está além de toda e qualquer compreensão.

 

Nota: A foto em destaque foi feita por *- mika -*.

Claro que há outros filmes gravados em Viena e na Áustria como um todo. Farei mais posts contando! Você já assistiu a algum desses filmes? Me indique o seu predileto!

 

Sobre Letícia Diethelm

Amo Viena e não gosto da torta Sacher. Sim, é possível!

Veja também:

carne brasileira na Europa

Repercussão da notícia referente à carne brasileira na Europa

Pergunta da Imperatriz Thaís Fongaro pelo instragram Letícia, como foi recebida a notícia referente à ...

2 comentários

  1. Poxa faltou “Woman in Gold” ou Mulher dourada que conta a história da batalha judicial pelo quadro de Kint roubado pelos nazistas durante a invasão. Amei o filme é tive a oportunidade de assistir no cinema enquanto estava morando em Viena.
    Da sua lista só assisti “Antes do amanhecer” e foi por sugestão sua! Enquanto eu lia o blog você comentou que foi no Prater que o casal deu o primeiro beijo. O mais engraçado é que assisti no ônibus na volta de Praga para Viena!
    Os outros já foram colocados na lista para assistir!

  2. hahahahha…já ia falar da Dama Dourada! AMEI este filme. Há várias cenas na St Ulrich, passei muito por ali….rs
    Tem também Sarajevo. Teoricamente não se passa em Viena, mas é fácil reconhecer a St Ulrich….rs
    Tem um outro também, mas não lembro o nome; é um filme bem denso, pós guerra….é bem antigo. Falo quando lembrar um nome kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *