Hoje é dia 15 de agosto de 2011, teoricamente o auge do verão, e até agora tivemos pouquíssimos dias de sol. Há pouco tempo comentei com amigos sobre o tempo ruim e eles disseram que verão será só em 2012. Eu estou começando a acreditar!

Ontem foi um desses pouquíssimos dia de sol e fomos fazer trilha na montanha. É uma delícia! Cansativo, mas compensa muito. Chegamos umas 17:40, mortos da caminhada sob sol forte e já nos arrumamos porque fomos convidados para uma festa de aniversário que estava marcada para às 19 horas. Aqui, se uma festa está marcada para às 19 horas, é às 19 horas. No Brasil temos o costume de colocar no convite meia hora antes do horário que realmente queremos porque todo mundo se atrasa. Ontem chegamos 19:10 e já estavam todos lá! Eu estava de vestido e um salto anabela e era a mais arrumada da festa. As mulheres estavam de tênis e outras com sandália e meia (vocês se lembram que o dia estava ensolarado, né? E nem vou comentar que a meia era preta). Parece que aqui não é muito comum as pessoas se arrumarem para uma festa de aniversário como nos arrumamos no Brasil. Também não é comum cantarem “parabéns para você”. Aqui, as pessoas chegam no horário combinado, pegam bebida, depois de um tempo o jantar é servido, depois a sobremesa, por fim um café e depois todos voltam para suas casas. Não me entendam mal, é sempre super divertido! Não tem música (pelo menos nas festas que eu fui), mas o que deixa tudo fantástico é que não tem grupinhos separados. Aqui todo mundo conversa com todo mundo.

Na minha primeira festa, assim que cheguei aqui, aconteceu algo curioso: pedi água e a dona da casa pegou garrafa de água com gás e eu disse: “me desculpe, mas eu prefiro água sem gás“. Ela me olhou com espanto e perguntou: “verdade? Você não quer água normal? Quer água da torneira?” Bom, para mim, o normal é água sem gás e aqui eu sofro um pouco com isso. Já escutei um garçom chamar água com gás de água normal, mas quando comentei sobre esta expressão com outros amigos alemães, eles disseram que nunca escutaram alguém chamar água com gás de Normales Wasser, por isso não posso generalizar. É algo regional ou até, quem sabe, apenas um jeito de falar daquela alemã.

Ainda sobre bebidas, existem outras diferenças: os alemães colocam gelo no vinho branco (a maioria prefere vinho branco ao tinto) ou então acrescentam água com gás (sim, na taça do vinho). Eu nunca fui muito de beber, mas aqui eu tenho uma certa dificuldade em negar bebida alcóolica. Não pelo gosto em si, mas caso eu queira bebida sem álcool, devo escolher entre água com gás ou suco de maçã. A minha dificuldade está aí: eu detesto os dois. Então, escolho sempre vinho tinto.

Ah, mudando um pouco de assunto, sábado compramos a Lederhose e mais um Dirndl para mim, mas falarei mais sobre isso amanhã!

Bom *feriado para vocês!

*Hoje é dia da Assunção de Maria (Mariä Himmelfahrt).